A Curiosa História Da Torre de Pisa Paulistana

A cidade de São Paulo em seus mais de 400 anos não cansa de surpreender a todos que estudam e procuram conhecer sua essência e parte de sua trajetória. A história de hoje fala sobre a reforma do Jardim da Luz e da construção do Mirante da Luz que, popularmente, ficou conhecido como o “Canudo de João Teodoro”.

Esse famoso homem foi o Presidente da Província de São Paulo entre os anos de 1872 e 1875 e foi o responsável por olhar com carinho ao Jardim da Luz.  Uma de suas ideias surgiu em 1874 quando foi iniciada a construção de um mirante de 20 metros, que, anos mais tarde, em 1886, receberia um observatório meteorológico no topo com o seu próprio nome.

Canudo de João Teodoro foi demolido em 1900.
Canudo de João Teodoro foi demolido em 1900

Entretanto, por falta de atenção do construtor do edifício, Antônio Bernardo Quartim, o edifício saiu do prumo e acabou inclinando sendo considerada a “Torre de Pisa Paulistana”. De maneira jocosa os paulistanos tratavam a edificação como o “Canudo do Dr. João Teodoro” que, em 1900, acabaria sendo demolido durante a gestão do prefeito Antônio Prado.

Jardim Público da Luz, depois das reformas mandadas empreender pelo presidente João Teodoro.
Jardim Público da Luz, depois das reformas feitas pelo presidente João Teodoro

Quem quiser alguns detalhes curiosos de João Teodoro, confere os dois links abaixo. Em breve, faremos alguma coisa sobre essa icônica figura da história do nosso poder público!

Referênciashttps://saopaulopassado.wordpress.com/2015/05/08/o-canudo-do-dr-joao-teodoro/

http://www.arquiamigos.org.br/info/info25-26/i-logra.htm

Um comentário em “A Curiosa História Da Torre de Pisa Paulistana

  • 9 de julho de 2019 em 05:04
    Permalink

    Por favor tenho interesse.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *