A Glasslite e um dos bonecos de Star Wars mais raros do mundo

Uma das empresas de brinquedo mais tradicionais da SP foi a Glasslite. Fundada em 1968 ela marcou época por conta de seus produtos relacionados à series de TV e desenhos animados como as peças de: Buck Rogers, Chips, Super Máquina, Duro na Queda, Esquadrão Classe A, McGyver, Trovão Azul, Águia de Fogo, Miami Vice, Moto Laser, e outros.

 

Além das séries de TV americanas, digamos assim, a Glasslite também possuía os direitos de séries japonesas, como os eternos Ultraman, Jaspion, Jiraya, Kamen Rider e de desenhos animados da série Star Wars Droids, Thundercats, Rambo, etc.

A licença da Glasslite para os bonecos Star Wars, inclusive, é o ponto de curiosidade do texto de hoje. Ela foi a grande responsável por introduzir os brinquedos da série no Brasil, sendo a pioneira em lançar a coleção de Action Figures no país. Vale dizer que essa coleção era baseada na da Kenner Products, dos Estados Unidos.

Entre os bonecos desta coleção está um dos mais raros do MUNDO: Vlix, que foi lançado com exclusividade no Brasil pela Glasslite. E esse lançamento exclusivo só aconteceu porque a Kenner, que tinha tudo pronto para mostrar a nova figura ao mundo, resolveu cancelar o projeto. Com isso o Vlix se tornou uma peça rara de coleção e dos amantes da franquia.

Os bonecos abaixo pertencem ao colecionador Jétur Cunha, o homem que mais tem peças da série no Brasil. Em uma longa entrevista ao portal B9 , ele fala de sua paixão pelos colecionáveis do Star Wars e da dificuldade em conseguir essas raridades. Segundo a entrevista, que transcrevo aqui abaixo, a curiosidade do boneco Vlix é ainda maior:

“….o boneco Vlix tem uma história pitoresca. Apesar de não aparecer em nenhum dos seis episódios –é personagem do desenho “Droids”, do universo expandido de “Star Wars”–, ele é um dos artigos mais difíceis de ser encontrado e virou febre. Isso porque o Vlix só foi lançado no Brasil. A Glasslite, fabricante dos produtos por aqui, adquiriu o molde nos anos 1980 e colocou, por um breve período, o boneco esverdeado no mercado nacional.

Os poucos exemplares estão nas mãos de fãs estrangeiros, mas um deles e, mais impressionante, o protótipo usado pela Glasslite pertencem a Jétur: “Tenho o que nos Estados Unidos eles chamam de hard copy, além da versão comercial vendida no Brasil”. Não é pouca coisa. Para garantir um Vlix é preciso desembolsar mais de 3.000 dólares. Na lista do eBay, ele aparece como um dos dez itens mais valiosos entre action figures de todos os tipos”.

O raro boneco Vlix em três versões, uma delas o protótipo da Glasslite

Infelizmente a empresa faliu em 2005 e, na época, quem respondia por ela era Yasuo Yamaguchi. Em minhas pesquisas pela internet, não encontrei referência à história da empresa (mesmo em acervos grandes, como o da hemeroteca) e, se alguém tiver algum documento, será bem vindo para completar o resgate.

Referências: http://meumundodebrinquedos.blogspot.com/p/fabricantes.html 

https://www.b9.com.br/62316/o-mundo-valioso-e-complexo-dos-colecionadores-de-star-wars/ 

https://anacaldatto.blogspot.com/2018/01/colecao-catalogos-glasslite-anos-80-e-90.html

2 comentários em “A Glasslite e um dos bonecos de Star Wars mais raros do mundo

  • 4 de agosto de 2019 em 17:34
    Permalink

    A coleção do meu amigo Jetur é do tamanho da sua generosidade e humildade, além de ser um dos maiores colecionadores de Star Waes, ele está sempre incentivando e ajudando quem gosta ou quem está comecando uma coleção.

    Resposta
  • 5 de agosto de 2019 em 09:14
    Permalink

    Olá! Belíssima matéria! E poucos como vocês fazem uma matéria de qualidade e citam a fonte das informações! Sou grata pela gentileza em citar meu blog como link de pesquisa 😍

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *