A origem dos nomes das ruas de São Paulo #5

Uma das regiões de São Paulo que nós menos resgatamos histórias é a Zona Norte. Local com grande concentração de população e com muitos pontos turísticos relevantes, ela merece um pouco mais do nosso carinho. Diante disso, começaremos a mergulhar de maneira um pouco mais profunda nessa região. Vamos a alguns nomes importantes da ZN! 

Se você gosta desse tipo de curiosidade, confere as outras três edições que já fizemos:

Avenida Zaki Narchi: Essa nomenclatura é em homenagem a um famoso comerciante do bairro de Santana, um árabe nascido na cidade de Homs, na Síria, em 15 de novembro de 1883. Foi um dos primeiros imigrantes dessa nacionalidade a eleger São Paulo como sua terra.

Ele chegou ao Brasil em 1908, casou-se com Hassib Dib Narchi, no ano de 1912, com quem teve 9 filhos. Faleceu em 1965. O nome oficial da avenida foi sancionado em 1976. Segundo o Dicionário de Ruas, os nomes anteriores do local eram: Rua Carajás e Rua Lysias Rodrigues.

Avenida General Ataliba Leonel: Nascido na cidade de Itapetininga em 15 de maio de 1875, Ataliba Leonel era filho do Major Mariano Leonel Ferreira e Francisca Rolim Leonel Ferreira. Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, exerceu a advocacia até ingressar na vida pública. Foi membro do Partido Republicano, representou São Paulo na Câmara Federal, onde ficou conhecido por defender os interesses da cidade

Sempre que São Paulo sofria as dificuldades das revoltas sociais, Ataliba Leonel esteve em combate. Faleceu na cidade de Piraju, no estado de São Paulo, no dia 29 de outubro de 1934. O nome oficial da avenida foi sancionado em 1955 e, segundo o Dicionário de Ruas, o nome anterior do local era Estrada do Carandiru.

Avenida Cruzeiro do Sul: A denominação lembra a constelação do Cruzeiro do Sul, do hemisfério astral que aparece nas armas da República do Brasil. O nome oficial da avenida foi sancionado através de um Ato do Governo Provisório de 1932. Segundo o Dicionário de Ruas, o nome anterior do local era Avenida Cantareira.

Avenida Luiz Dumont Villares: Nascido na cidade de Porto, em Portugal, no dia 28 de dezembro de 1899. Foi o principal nome das Indústrias Villares, fabricante dos elevadores Atlas.

A história da empresa começa no Canindé, onde ele instalou uma pequena oficina destinada à instalação e manutenção de elevadores importados. Era sobrinho de Alberto Santos Dumont, irmão de sua mãe. Foi também o idealizador da primeira garagem automática do Brasil, a Garagem Araújo, construída na década de 1960 no centro de São Paulo, com 25 andares e capacidade para abrigar 322 automóveis.

Também foi pioneiro na fabricação de trólebus no país. Faleceu em 14 de junho de 1979. O nome da via foi oficializado em 1979 e, segundo o Dicionário de Ruas, seu nome anterior era Via de Ligação Carandiru-Jaçanã.

Referênciahttps://dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *