Alfredo Le Pera: um compositor de tango paulistano

Vocês sabiam que um dos maiores compositores de tango da história é brasileiro? E, mais do que isso, nascido em São Paulo? Pois é, Alfredo Le Pera é o nome desse gênio. Nascido no dia 7 de junho de 1900 no bairro do Bixiga, era filho de imigrantes italianos que, após seu nascimento, migraram para Buenos Aires em 1902.

No ano de 1928, depois de uma cobertura jornalística nos Estados Unidos e na Europa, ele se vincularia à empresa Artistas Unidos, para a qual escreveria legendas de filmes. Desta época é sua viagem ao Chile e a criação do tango Carrillón de La Merced que, interpretado por Tania, salvaria uma temporada da empresa que prometia ser bem ruim.

Estima-se que Le Pera e Carlos Gardel tenham se tornado amigos 4 anos mais tarde, em Paris, durante a terceira estada do brasileiro naquela cidade. O motivo foi seguinte: Alfredo foi convidado pela Paramount para escrever roteiros para os filmes de Gardel e, segundo registros, a partir de então se tornaram grandes amigos e o brasileiro começou a fazer letras para Gardel.

A partir daí a amizade dos dois começaria a fluir e o talento de Le Pera a aparecer. Os dois passavam noites em bares e casas de shows de Buenos Aires e Le Pera era definido com um boêmio com alta qualidade poética.  O brasileiro é autor de tangos famosíssimos como: El día que me quieras, Sus ojos se cerraron e Soledad.  AH….a música Mi Buenos Aires querido,  um dos hinos não-oficiais do nosso vizinho, também foi composta por Le Pera.

Carlos Gardel e Alfredo Le Pera morreriam juntos em um acidente aéreo de Medellín (Colômbia), em 24 de junho de 1935. Hoje, Le Pera empresta seu nome a uma travessa em Santo Amaro, aqui em São Paulo.

Referências: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2011/04/24/interna_diversao_arte,249068/brasileiro-e-responsavel-pelos-maiores-sucessos-do-cantor-carlos-gardel.shtml

https://www.allmusic.com/artist/alfredo-le-pera-mn0002354107 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *