Um Dos Maiores Nomes da Engenharia Nacional: A Contribuição de Antonio Rebouças

A Avenida Rebouças é uma das mais importantes vias da zona oeste da cidade de São Paulo.  Contudo, o importante personagem que empresta seu nome ao logradouro, Antonio Rebouças, nasceu na Bahia, mais especificamente na cidade de Cachoeira, em 13 de junho de 1839.

Ele era o filho mais novo de Antônio Pereira Rebouças e Carolina Pinto Rebouças. Aqui vale o destaque que, seu pai, foi um dos poucos advogados negros a ocupar um alto posto político na época do Brasil Imperial, tendo se tornado conselheiro de Dom Pedro II.

Em 1846, Rebouças Filho acabou mudando com a sua família para o Rio de Janeiro e, anos mais tarde, em 1859, ingressou na antiga Escola Militar, onde estudou engenharia e concluiu o bacharelado em ciências físicas e matemática.

Ele e seu irmão, o também engenheiro André Rebouças (1838-1898), foram os primeiros afrodescendentes brasileiros a cursar uma universidade e são considerados como dois dos maiores engenheiros do país no século 19. Vale o destaque que seu irmão, André, foi o primeiro a se formar, entrando para a história do país como o primeiro engenheiro negro do Brasil.

Após concluir os estudos no Brasil, os irmãos viajaram para a Europa onde completaram seus conhecimentos em engenharia civil, com especialização na construção de estradas de ferro e portos marítimos. Volta ao Brasil em 1862, onde iniciou uma carreira brilhante, sendo nomeado para inspecionar as obras das fortificações de Santos, Paranaguá e Santa Catarina.

Antonio Rebouças
Antonio Rebouças

O engenheiro foi o responsável pela construção da Estrada de Ferro de Campinas a Limeira e Rio Claro, da ponte de ferro sobre o rio Piracicaba (a primeira em concreto armado do país), sendo essas suas principais contribuições para o estado de São Paulo. Além disso, participou da construção da Estrada de Ferro Antonina – Curitiba, no Paraná, concluída em 1873.

Os irmãos também são os responsáveis pela criação da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba. As soluções encontradas pelos dois para transpor os obstáculos da Serra do Mar foram consideradas um feito para a época e a malha ferroviária é reconhecida hoje como a maior obra da engenharia férrea nacional.

Em 1871, Antônio Rebouças fundou a Companhia Florestal Paranaense, próxima ao traçado da então futura ferrovia Curitiba-Paranaguá. Foi a primeira grande empresa madeireira do Paraná.

Antonio acabou falecendo prematuramente em 1874, com apenas 35 anos de idade, vítima de febre tifóide. Após a morte do irmão, durante a década de 1880, André Rebouças se mudou para o Rio de Janeiro onde começou uma intensa participação na campanha de abolição dos escravos no país.

O nome oficial da via em São Paulo foi oficializado pelo processo Nº 78606/41.

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