“Batalha da Maria Antônia” É Tema de Exposição do CEUMA

O Centro Universitário Maria Antônia da USP (CEUMA) abre, no dia 9 de agosto, sua nova exposição “1968 Vou Ver”, que resgata com diferentes elementos a memória dos episódios ocorridos no local em 1968, que ficaram conhecidos como a Batalha da Maria Antônia.

 

Os confrontos, que completam 50 anos em 2018, foram protagonizados por alunos da USP e do Mackenzie e por policiais militares, tendo resultado na morte de um estudante secundarista e deixado dezenas de feridos. Menos de dois meses depois, o governo militar utilizou o fato como um dos pretextos para o endurecimento do regime, promulgando o Ato Institucional número 5.

 

Na exposição, o histórico prédio da Rua Maria Antônia é o protagonista. São apresentados ao público 23 imagens emblemáticas e coloridas do conflito, com o relato do fotógrafo Hiroto Yoshioka, então estudante de arquitetura da USP. Também integram a mostra o documentário A Batalha da Maria Antônia, do diretor Renato Tapajós; registros fotográficos de capas de jornais; mobiliário da época e fax símile de documentos como o processo de tombamento do prédio pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).

 

A diretora do CEUMA e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Myrna de Arruda Nascimento, ressalta que ‘essa mostra é a primeira etapa do projeto RE VOU VER, que pretende disponibilizar ao público o acervo histórico do Centro Universitário Maria Antônia da USP em diversas outras ações’.

 

Já o professor José Nicolau Gregorin Filho, da  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e vice-diretor, comenta que ‘a proposta é resgatar um fato que marcou a história do Centro Universitário Maria Antônia, assumindo o contínuo processo de diálogo com a sociedade que caracteriza este espaço, em tempos diferentes, na forma de movimentos que revolvem a memória.’ Há 10 anos outra versão de 1968 Vou Ver foi apresentada no local rememorando os 40 anos do episódio.

 

Confira vídeo produzido pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB) com Antonio Candido sobre o local: www.ieb.usp.br/antonio-candido.

 

Serviço

 

Exposição 1968 Vou Ver

Onde | Centro Universitário Maria Antonia | Rua Maria Antônia, 294 – 1º andar
Quando | 10 de agosto de 2017 a 25 de janeiro de 2018
Visitação | Terça à sexta-feira, das 10h às 18h (exibição do documentário às 10h e às 15h)
Quanto | Gratuito

Veja também

2 comentários em ““Batalha da Maria Antônia” É Tema de Exposição do CEUMA

  • 7 de agosto de 2017 a 13:04
    Permalink

    bata\lha da maria antonia e não maria paula, por favor corrigir.

    Responder
    • 7 de agosto de 2017 a 13:09
      Permalink

      Obrigado pela correção! Ajustei!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d blogueiros gostam disto: