Biscoito ou bolacha? A “maior” polêmica do Brasil

História da Gastronomia Paulistana História de São Paulo

Uma das maiores polêmicas do país e de São Paulo que é debatida em rodas de amigos e mesas de bar é o duelo entre biscoito e bolacha. Os dois são aceitos, mas poucas pessoas sabem a diferença entre um e outro. E as curiosidades que envolvem as duas palavras são sensacionais.

É preciso deixar claro que, gramaticalmente, os dois estão corretos. A palavra biscoito chegou primeiro à língua portuguesa. Entretanto, bolacha e biscoito são considerados corretos, tendo em vista o produto que é fabricado no Brasil.

A origem da palavra biscoito vem do latim, sendo a junção de bis (duas vezes) + coctus (cozido) e chegou ao Brasil através da palavra francesa bescuit, que segundo estudiosos, surgiu no século XII. O nome é oriundo da prática de assar duas vezes o alimento para tirar a umidade e aumentar sua validade. A prática de assar mais de uma vez está presente nos biscoitos recheados, tendo em vista que, atualmente, eles vão ao forno até quatro vezes.

Já a palavra bolacha também vem do latim, sendo bolo oriundo de bulla (objeto esférico) e o sufixo acha que indica o diminutivo. Outra origem aceita pelos estudiosos é a palavra holandesa koekje que possui o mesmo significado e é a “mãe” dos termos cookie e cracker.

Para se tornar um produto diferente dos biscoitos, ficou definido que koekje e seus derivados seriam os alimentos que utilizassem o fermento. Vários produtos feitos aqui possuem esse componente em suas receitas, sendo assim, denominados bolachas.

Se formos buscar as fontes na legislação brasileira, chegamos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que considera os dois termos como iguais. A definição nua e crua das palavras fica assim: “produto obtido pelo amassamento e cozimento conveniente de massa preparada com farinhas, amidos, féculas fermentadas, ou não, e outras substâncias alimentícias”. E é importante ressaltar o seguinte ponto o órgão regulador leva em conta as variações (cobertura e recheio) e considera tudo igual.

Lembra que eu falei lá em cima que a palavra biscoito chegou antes? Pois é, a curiosidade vai ser revelada agora: segundo a revista Mundo Estranho, a palavra biscoito é encontrada na nossa língua desde 1317 e a palavra bolacha vem de 1543!

E para você? Qual a palavra correta?

Referências: http://www.pucsp.br/maturidades/sabor_saber/biscoito_bolacha.html

https://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/o-certo-e-biscoito-ou-bolacha/

2 thoughts on “Biscoito ou bolacha? A “maior” polêmica do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *