Um Caipira na Capital – Por Luis Fernando Ramos

Todos os anos muitas pessoas migram do interior de São Paulo para a capital. E tudo isso em busca de melhores oportunidades. Eu, que vos escrevo, sou apenas mais um caipira que fez este processo natural para quem quer crescer profissionalmente. E, neste sentido, não tenho do que me arrepender.

São Paulo oferece todas as oportunidades que um profissional precisa e comigo não foi diferente. Essa é uma cidade tão confusa, que até escrever sobre ela me deixa confuso. É uma mistura de gratidão, por ter me dado oportunidades na vida, e  raiva, por ter me tirado da minha zona de conforto que conquistei no interior. Aqui, em uma das maiores cidades do mundo, me tornei um ilustre desconhecido em meio a selva de pedra.

Quando morava no interior meu melhor passeio era conseguir vir para a capital, aos finais de semana. Gostava de conhecer as festas e tudo que essa cidade imensa pode oferecer, mas quando finalmente vim morar aqui, não via a hora de voltar para o interior.

A adaptação não foi fácil e teve que ser  rápida, pois logo no primeiro dia já estava na rotina que todos estão acostumados, trânsito, buzinas, sirenes, construções, ônibus, trens, metrôs, dinheiro, gente e mais gente. Uma multidão de pessoas que, para uma pessoa que morava no interior, até assusta!

A cidade é estranha. Perdia 2 horas por dia indo e voltando para o trabalho. Um absurdo quando antes eu perdia apenas 15 minutos. Nada disso é fácil pra quem não está acostumado.

Quem é nascido na cidade pode achar tudo isso natural, porém é uma realidade completamente diferente para quem vem da cidade pequena.

Quando ouço paulistas dizendo que eu só poderia estar louco de sair do interior e viver na capital, os entendo perfeitamente, mas também duvido que se adaptem facilmente fazendo o contrário, São Paulo vicia!

São Paulo é o centro da América. É o lugar onde tudo acontece, onde você conhece gente das maneiras mais inusitadas possíveis e é onde você cresce. Aqui a vida é dura, mas a recompensa vem para quem luta.

Mesmo que as regiões do interior cresçam e ofereçam cada vez mais oportunidades, nada se compara à capital. São Paulo é uma bela cidade quando se para aprecia-la, um mal necessário para quem quer crescer e um lugar de boas lembranças para quem vai embora.

Luis Fernando Ramos é Analista de Sistemas Pleno e gentilmente escreveu essa coluna para a SP In Foco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *