A curiosidade do padroeiro de São Paulo

Apesar de São Paulo ser uma cidade gigante, com uma história imensa e recheada de curiosidades, às vezes somos surpreendidos por coisa simples, como por exemplo, a razão do nome da cidade ser São Paulo. Parece um pouco óbvio que teria a ver com o santo de mesmo nome e, de fato, isso é verdade. A metrópole ganhou essa alcunha pela data de sua fundação, que ocorreu no mesmo dia da conversão do apóstolo Paulo de Tarso.

São Paulo, por sua vez, é considerado uma das figuras mais importantes na trajetória do cristianismo. Deixando a profundidade da religião a parte, vamos à grande curiosidade: o patrono da cidade, até o ano de 2006, não era São Paulo, mas a pouco lembrada Santa Ana, padroeira da terceira idade e protetora dos marceneiros. Esse acontecimento só mudou com o pedido do cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer, ao então papa Bento XVI. Na época, em 2008, estávamos às vésperas do chamado Ano Paulino, em homenagem aos 2 mil anos de Paulo de Tarso, e a Cúria reconheceu São Paulo como padroeiro oficial da arquidiocese paulistana e patrono da capital.

A grande curiosidade fica por conta de, apesar de toda sua importância para a religião católica, o Papa Pio VI não lembrou de seu nome ao escolher o patrono da cidade. Em documento datado de 31 de maio de 1782, que está no Museu de Arte Sacra do Convento da Luz, o papa homenageou Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus., segundo os registros católicos. Em informação retirada do Estadão, fica o registro de que: “Os portugueses sempre colocavam a figura de Santa Ana nas cidades que fundavam, como fizeram por aqui e em outros tantos lugares. Assim, o Vaticano acabou oficializando a santa como padroeira da cidade de São Paulo”

Referência: https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,sao-paulo-finalmente-vira-patrono-da-cidade-de-sao-paulo,195389

Um comentário em “A curiosidade do padroeiro de São Paulo

  • 28 de fevereiro de 2019 em 20:21
    Permalink

    Lamentável esta troca de Padroeira p Padroeiro…Sant”Anna, nome do 1* Santo Brasileiro… Introduziu a Imagem de Sant”Anna na cidade, pois ele e o Gov a época eram devotos dela.Questionado pelo governador onde arrumaria a imagem, disse p ele não se preocupar.Usando seus dons paranormais, localizou uma imagem guardada, ainda encaixotada nos porões da Igreja do Patio do Colégio. Fora trazida pelo Pe Manoel da Nóbrega. E

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *