Cinco Curiosidades Sobre a Cidade de São Paulo – #7

Mais cinco curiosidades da nossa amada cidade de São Paulo. Aproveitem!

O Ginásio de Sumô: Sabia que o bairro do Bom Retiro abriga o único ginásio de sumô fora do Japão? Navegando pela internet, me deparei com essa matéria da Folha que conta detalhadamente essa história. Em resumo, os atletas do sumô praticam sua luta desde 1980 por ali, onde existe uma grande colônia japonesa, e as portas do esporte estão abertas a todos os curiosos!

A Casa do Grito: Famosa no bairro do Ipiranga, a Casa do Grito é um ponto turístico da cidade um tanto quanto controverso. Toda a polêmica começa porque não existe a certeza de que ela existia na ocasião da Independência nacional.

Casa do Grito

Embora retratada no quadro de Pedro Américo, essa residência só acabou erguida anos depois, em 1844, e pertenceu a diversos proprietários até que, em 1911, foi adquirida pela família Tavares de Oliveira que ficou por lá até sua desapropriação por meio do poder público em 1936. Hoje, a casa do Grito é um dos pontos mais visitados do complexo da Independência nacional.

Casa do Grito _ 1

A Origem dos Leais Paulistanos: Esse belo nome, também do bairro do Ipiranga, faz referência a uma brigada de paulistas que se encarregaram de defender Dom Pedro I logo após a proclamação da Independência. Conta a história que algumas tropas portuguesas, alocadas no Rio de Janeiro, resolveram contestar, de maneira hostil, a atitude liberatória do país em relação à Portugal.

Quer mais curiosidades de São Paulo? Confere a edição anterior! Cinco Curiosidades da Cidade de São Paulo – #6

Dom Pedro, precisando de ajuda, pediu auxílio aos paulistas que, em 23 de janeiro de 1823, partiram de São Paulo, sob o comando de Lazaro José Gonçalves, para acudir o novo soberano do país. Essa brigada ficou conhecida como Leais Paulistanos, patronos da rua que passa próximo ao parque da Independência.

O Primeiro Túnel Concretado Do Metrô Paulistano: Para quem não fazia a menor ideia de que trecho estamos falando, segue a imagem do túnel entre as estações Saúde e Praça da Árvore, o primeiro a ser finalizado dessa megaobra. Quer saber mais sobre a construção da linha – 1? Vem com a gente!

Túnel entre as estação Saúde e Praça da Árvore, na zona Sul de São Paulo, primeiro túnel concretado do Metrô.
Túnel entre as estação Saúde e Praça da Árvore, na zona Sul de São Paulo, primeiro túnel concretado do Metrô.

O Viaduto Jaceguai, no centro da cidade, homenageia um dos grandes nomes da nossa marinha. Artur Silveira de Mota ou Barão de Jaceguai, foi o grande responsável por conseguir uma grande vitória para o Brasil na Guerra do Paraguai ao atravessar  o rio da região de Humaitá sob a chuva de canhões paraguaios. Uma homenagem mais do que merecida! http://goo.gl/lWUEIL

artur_jaceguai_0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *