A Arte No Elevado Costa e Silva – Conheça o Grupo Esparrama

A variedade cultural que encontramos dentro da nossa cidade é uma coisa impressionante. Talvez o projeto mais criativo que eu tenha visto seja o Grupo Esparrama.

Para quem não conhece essa iniciativa, trata-se de uma intervenção cênica que é feita através de uma janela do 3° andara do Edifício São Benedito, localizado no número 158 da Rua Amaral Gurgel.

Os espetáculos acontecem desde o dia 17 de novembro e vão até o dia 15 de dezembro. Eles têm início às 10h30 e às 14h30 e tem duração de 30 minutos. A montagem mostra um morador que, cansado do caos que entra diariamente pela sua janela, resolve subverter a realidade ao seu redor com poesia e comicidade.

O projeto propõe uma experiência diferenciada, pois o público assistirá do Minhocão (Elevado Costa e Silva) a uma apresentação que acontecerá de uma janela a cerca de cinco metros de distância.

Apesar de cênica, a apresentação não se enquadra nos padrões teatrais convencionais, pois não se trata de um espetáculo onde a convenção espectador/palco é “controlada” pelo espaço (como acontece nas salas de teatro), nem tão pouco um espetáculo de rua, onde a proximidade colabora para a manutenção da relação espectador/obra.

O projeto visual da intervenção teve a consultoria de Jaime Pinheiro, cenógrafo e professor do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí.

Foram estudadas formas, proporções e cores que pudessem destacar uma janela entre as centenas que existem ao redor do local da apresentação.

Um dos recursos utilizados foi a criação de uma estrutura de janela bidimensional com proporções assimétricas que terá a função de intensificar o foco do espectador.

Este formato, que remete à linguagem de animação, servirá de moldura para as máscaras e bonecos de proporções e cores exageradas, intensificando o caráter cômico do projeto.

Como o espetáculo não pretende atingir apenas ao público que já utiliza o Minhocão, será criada uma sinalização especial que estará nas alças de acesso para o Minhocão, localizadas ao lado do Metrô Santa Cecília e na Rua da Consolação, e que indicarão o local exato da apresentação para os demais espectadores.

Se alguém se interessou ainda mais pelo projeto e quer saber quem realiza essa curiosa intervenção, segue abaixo a “ficha técnica” dos organizadores e do projeto:

ESPARRAMA PELA JANELA

Estreia 17 de novembro, domingos, em três sessões 10:30h, 14:30h e 16:30h, no Minhocão (entre as alças de acesso do Metrô Santa Cecília e a Rua Consolação).

Direção – Iarlei Rangel Roteiro – Grupo Esparrama Elenco – Kleber Brianez, Ligia Campos e Rani Guerra Consultoria de Cenografia, Figurino e Adereços – Jaime Pinheiro Adereços e Cenotécnia – Jacqueline Nascimento Fotos – Sissy Eiko Assistente de Adereços e Consultoria de Som e Luz – Tulio Pezzoni Costureira – Terezinha Campos Mixagem de Som – Fabrício Savanela Produção – Iarlei Rangel

Duração – 30 minutos. Recomendação Livre. Temporada – Domingos às 10:30h,14:30h e 16:30h. Ingressos – Grátis. Até 15 de dezembro. Local – Minhocão (Elevado Costa e Silva) entre o Metrô Santa Cecília e a Rua da Consolação Acesso do público pelas alças de acesso do Minhocão no Metrô Santa Cecília ou da rua da Consolação, nestes pontos haverá sinalizações indicando o local da apresentação.

Contato –

Iarlei Rangel – 11 98919-7938 – iarleisena@yahoo.com.br

grupoesparrama@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *