Tema de muitas discussões e debates na cidade de São Paulo, as marginais Tietê e Pinheiros, hoje, são indispensáveis para quem depende do carro. Embora sejam focos de alagamento, afinal, invadimos o espaço dos rios, as vias carregam uma incrível história de mudança e alteração que vamos conferir nessas fotos sensacionais! Divirtam-se!

Registro da construção da Ponte das Bandeiras, na atual Marginal Tietê, em 1940.
Registro da construção da Ponte das Bandeiras, na atual Marginal Tietê, em 1940.

 

A tradicional Marginal Pinheiros em 1940.
A tradicional Marginal Pinheiros.

 

Registro do Rio Pinheiros e da antiga ponte do Jaguaré na década de 50. Explicadas as enchentes da região?
Registro do Rio Pinheiros e da antiga ponte do Jaguaré na década de 50. Explicadas as enchentes da região?

 

Registro do começo da construção Marginal Pinheiros em 1954.
Registro do começo da construção Marginal Pinheiros em 1954.

 

A São Paulo sem a margina Tietê em 1967.
A São Paulo sem a margina Tietê em 1967.

 

Retificação do Rio Tietê para posterior construção da Marginal em 1969.
Retificação do Rio Tietê para posterior construção da Marginal em 1969.

 

A Marginal do Rio Tietê, com destaque para o Canindé, em 1971.
A Marginal do Rio Tietê, com destaque para o Canindé, em 1971.

 

Foto aérea da Marginal Tietê em 1972. Imagem feita por Ivo Justino.
Foto aérea da Marginal Tietê. Imagem feita por Ivo Justino.

 

Registro da Marginal Tietê em 1974.
Registro da Marginal Tietê em 1974.

 

Marginal Pinheiros nos anos 60. Foto de Camerindo Ferreira
Marginal Pinheiros nos anos 60. Foto de Camerindo Ferreira

 

Marginal do Rio Tietê nos anos 60 - 70. Foto de Camerindo Ferreira
Marginal do Rio Tietê nos anos 60 – 70. Foto de Camerindo Ferreira

 

Marginal do Rio Pinheiros nos anos 70. Imagem feita por Ivo Justino.
Marginal do Rio Pinheiros nos anos 70. Imagem feita por Ivo Justino.

 

A linda marginal em 1970. Imagem gentilmente enviada pela Maria Lourdes Pereira.
A linda marginal em 1970. Imagem gentilmente enviada pela Maria Lourdes Pereira.

 

Rede Zacharias de Pneus, na Marginal Pinheiros, em 1983.
Rede Zacharias de Pneus, na Marginal Pinheiros, em 1983.

 

A Rede Zacharias, na Marginal Pinheiros, em 1989.
A Rede Zacharias, na Marginal Pinheiros, em 1989.

8 Comments

  1. Pelo menos duas fotos da marginal mostradas nesta materia estao com datas erradas. A segunda foto de cima para baixo (do trecho da marginal Pinheiros proximo ao Jockey Clube) muito provavelmente foi feita bem depois de 1940. A outra (por Ivo Justino), foi feita antes de 1972, pois nela nao aparece o pavilhao de exposicoes do Anhembi, que ja existia em 1970.

    1. Muito obrigado pelo comentário do senhor. As datas de algumas fotos nós pegamos nas fontes oficiais, como o acervo da prefeitura, mas as suas observações são 100% pertinentes. Muito obrigado, vou ajustar!

  2. desde o final do século XIX engenheiros e arquitetos planificaram mudanças no curso dos rios da Capital e adjacências para tentar diminuir ou evitar as enchentes e problemas gerados por elas, seguindo conceitos da época e inovações. O assoreamento e retificação fez São Paulo perder seus rios, pois não foi previsto seu crescimento desordenado e caótico, aliado à ineficiência no saneamento básico, matando seus rios!!

  3. Décadas de 60 e 70 havia a estranha forma de pensar por parte dos governos que era responsabilidade dos rios fazer a função de retificação do esgoto por tamanho ser sua capacidade de renovação. Eis que desordenado foi o crescimento das cidades que os rios não suportaram o grande despejo de esgoto e detritos industriais em suas águas. Os poderes públicos demoraram em tomar atitudes condizentes a fim de evitar a barbárie que se formava. Herdamos o atual cenário.

  4. Parabéns pelas fotos. Curti toda evolução da Marginal Tietê , cheguei em São Paulo em 1968 , residia em Guarulhos e trabalhei por mais de 20 anos na Barra Funda. Não só a Marginal como tbém a Via Dutra.Muito bom recordar!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *