Especial fotográfico: a estação da Luz em 1899

Nos últimos dias, diria entre maio e junho, postei uma curiosa foto da Estação da Luz, que encontrei em pesquisas pela internet. Toda amarelada e com as “entranhas” da estação expostas, achei a foto sensacional, com um valor histórico único e decidi procurar um pouco mais sobre suas origens.

Encontrei a referência que eu queria no ÓTIMO site “Quando a cidade era mais gentil”. O texto original da pesquisa, feito por Martin Jayo, diz o seguinte:

“Pouca coisa é mais batida em São Paulo do que foto da estação da Luz. Desde que foi inaugurada, em 1901, a estação é um dos prédios mais conhecidos e retratados da cidade. Mas estas imagens, pelo menos para mim, foram novidade. Confesso que eu nunca tinha visto a estação assim, ainda em construção.

As fotos foram feitas entre abril e setembro de 1899 e fazem parte de um álbum fascinante, com 74 fotos ao todo, de várias obras ferroviárias pelo Brasil. O álbum está na Inglaterra (mais precisamente em Ascot, uma cidadezinha a 40 quilômetros de Londres). Ele está à venda, e o preço é uma bagatela: 5.750 libras, ou aproximadamente 21 mil reais. Por sorte, copiar as fotos para o blog saiu de graça”.

E, apenas a título de pesquisa, peguei algumas fotos para ilustrar o post:

Estação da Luz em abril de 1899

 

Estação da Luz em maio de 1899

 

Estação da Luz em julho de 1899

 

 

Estação da Luz em setembro de 1899

 

Estação da Luz em setembro de 1899

Recomendo fortemente que todos acessem o post original, onde estão várias outras fotos desse álbum fantástico e que, infelizmente, não está aqui no Brasil. Segue o link: https://quandoacidade.wordpress.com/2014/06/29/e-fez-se-a-luz/#jp-carousel-7400 .

Um comentário em “Especial fotográfico: a estação da Luz em 1899

  • 16 de julho de 2019 em 21:54
    Permalink

    Fotos belíssimas, meu pai era ferroviário e tinha sua oficina na estação da Luz, e desde criança eu era fascinado pela arquitetura da estação, obrigado por postar essa raridade me trouxe grandes lembras do meu pai!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *