A Primeira Fábrica da Ford em São Paulo – O Bom Retiro Como Sede Da Indústria Automotiva Nacional

Uma das regiões mais antigas e tradicionais de São Paulo é o chamado Bom Retiro. Tal bairro, famoso e historicamente importantíssimo para a cidade, guarda em seu interior um belo edifício que já foi uma fábrica da Ford.

O Bom Retiro, que sempre foi margeado pela linha de trem, sempre foi uma importante área para o desenvolvimento industrial da cidade de São Paulo. Mesmo com a grande debandada das empresas da região, ainda existem alguns conglomerados que continuam a realizar suas atividades pelo bairro.

Uma dessas empresas que mais marcou a região e que, infelizmente, não opera mais seus serviços belo Bom Retiro é a Ford, grande montadora de veículos. E a instalação dessa fábrica na cidade de São Paulo passa pela própria história do Brasil.

Até o meio da década de 1910, o Brasil e a América do sul possuíam seus veículos essencialmente importados da Europa. Contudo, graças a Primeira grande Guerra Mundial, a situação se complicou. Com a interrupção da importação de automóveis da Europa, a situação teve que ser adaptada.

A Argentina, primeira filial da América do Sul, contava em 1913 com uma sucursal da Ford e, dali, vinham os veículos Ford T para o território nacional. Tudo isso feito pelo empresário William T. Wright.

No ano seguinte, em 1914, a pequena sucursal da Ford Argentina acabou virando  uma filial industrial e, esse fato histórico, facilitou a abertura para que anos mais tarde houvesse uma filial da fábrica em São Paulo.

Em 1919,  a filial Argentina transferiu 25 mil dólares para o Brasil criar a Ford Motor Company em nosso território. E os primeiros passos dessa empresa foram dados na Rua Florêncio de Abreu, em um pequeno depósito de dois andares. Ali, iniciaram-se as montagens do Ford T e dos caminhões TT.

Na Rua Sólon eram feitos Ford T, Ford A e Mercury.
Na Rua Sólon eram feitos Ford T, Ford A e Mercury.

A empresa, com isso, tornou-se a primeira fabricante de automóveis a se estabelecer em território nacional. Em 1920, através do então presidente da república, Epitácio Pessoa, a Ford conseguiu a autorização formal para dar andamento ao processo de instalação de suas operações no Brasil.

Com isso, o pequeno depósito da Florêncio de Abreu foi deixado de lado e o novo endereço seria o antigo ringue de patinação que havia na Praça da República. Na época, a demanda dos brasileiros pelos modelos da Ford eram gigantes  e a empresa acabou vendo a necessidade de criar sua primeira grande fábrica no Brasil.

Para dar andamento a esse empreendimento, foi contratado o engenheiro americano B.R. Brown, o mesmo que havia projetado a fábrica da Ford em Highland Park, nos EUA. Em 1921, após intensos esforços, era inaugurada a primeira fábrica brasileira da Ford Motor Company em São Paulo, mais especificamente, na Rua Solon, no Bom Retiro.

Com essa nova “casa”, a empresa poderia expandir suas operações e iniciar um processo de prosperidade nos negócios em território nacional. Durante a década de 20, por exemplo, a predominância dos modelos Ford nas ruas de São Paulo e do Brasil era gritante.

ábrica da Rua Sólon, no Bom Retiro, recebia visitantes para acompanhar a linha de montagem do Ford T.
ábrica da Rua Sólon, no Bom Retiro, recebia visitantes para acompanhar a linha de montagem do Ford T.

No ano de 1923 a produção da fábrica da Rua Solon, com um time de 124 funcionários, atingia 4700 automóveis e 360 tratores por ano, um número bastante expressivo para a época. Em 1927, visando uma nova ampliação, a Ford adquiriu um terreno na Vila Prudente para construir uma nova fábrica, que seria inaugurada em 53.

A partir deste momento a unidade do Bom Retiro começa a ter suas atividades reduzidas gradativamente até ser totalmente desativada. Infelizmente, um prédio de tanta história e importância para a indústria automotiva do país encontra-se desabrigado e entregue ao próprio destino.

6 comentários em “A Primeira Fábrica da Ford em São Paulo – O Bom Retiro Como Sede Da Indústria Automotiva Nacional

  • 7 de novembro de 2014 em 12:35
    Permalink

    UMA VERDADEIRA AULA DE HISTÓRIA, LI SOBRE W. LUIZ, E SOBRE A FORD.

    Resposta
  • 7 de novembro de 2014 em 12:36
    Permalink

    VOLTAREI A ESSA PÁGINA, E VOU INDICA-LA.

    Resposta
  • 2 de novembro de 2017 em 08:55
    Permalink

    Acrescento À essa interessante matéria que a 1a fabrica da Toyota fora do Japão também foi no Brasil.

    Resposta
  • 21 de julho de 2018 em 19:37
    Permalink

    Parabéns pela matéria. Chama a atençao que atualmente 25 mil dolares nao daria para fazer nada, imagine criar uma filial de uma empresa do porte da FORD.
    Nunca li em lugar nenhum que na florencio de abreu havia existido alguma coisa da Ford.
    Pais em História.

    Resposta
  • 6 de janeiro de 2019 em 08:53
    Permalink

    A última foto não é na Rua Solon, Brasil. As pilastras do prédio na Rua Solon tinham oito lado e as pilastras retangulares eram bem mais estreitas.

    Resposta
  • 19 de dezembro de 2019 em 03:28
    Permalink

    Vamos tentar salvar esse marco!
    Iniciei uma petição no Change.
    Tentar não custa nada.
    Agradeço se vocês pudessem assinar.

    http://chng.it/8MPGQpRfts

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *