O Fotógrafo do IV Centenário – A História de German Lorca

As comemorações do IV Centenário da nossa cidade, ocorrido em 1954, tiveram um capítulo bastante interessante. Além das grandiosas festas que cercaram a data, tivemos um fotógrafo oficial, contratado pela prefeitura, para registrar todo o evento. 

Trata-se do famoso German Lorca. Entretanto, se seu trabalho é extremamente divulgado e reconhecido, sua trajetória é pouco lembrada. Nascido na própria cidade de São Paulo em 1922, Lorca se formou em ciências contábeis através do Liceu Acadêmico em 1940.

Cerca de 9 anos depois ele teve a oportunidade de participar do Foto Cine Clube Bandeirantes (FCCB ), associação de profissionais de fotografia que acabaram introduzindo novas tendências na fotografia brasileira através de ícones como José Yalenti e Thomas Farkas.

Nesse período em que frequentou o FCCB, Lorca produziu imagens muito conhecidas, como Malandragem (1949), À Procura de Emprego (1951) e Apartamentos (1952). Também foi o responsável por registrar a paisagem da cidade, em especial o centro. Em 1952 ele decide abrir seus próprio estúdio e, dois anos depois, se tornou o fotógrafo oficial das comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo.

german-lorca
German Lorca

A partir desse acontecimento, Lorca decide se dedicar de maneira exclusiva à fotografia e, em especial, a área de publicidade onde conquista prêmios como o “Prêmio Colunistas”, concedido pela Meio & Mensagem nos anos de 1985 e 1989. Sua produção da época do FCCB é comentada no livro A Fotografia Moderna no Brasil, de Helouise Costa, publicado em 1995, pela editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Caminho da Fotografia E Suas Inspirações

No pequeno resumo que fiz acima, mostrei que Lorca se dedicou à fotografia depois de se formar em Ciências Contábeis. Mas esse caminho não foi fácil. Em uma entrevista concedida ao portal Fashion Forward, em 2012, Lorca falou sobre essa transição.

O Sr. se formou em Ciências Contábeis, mas optou por viver de fotografia. Como surgiu este interesse e como o Sr. tomou essa decisão?

Eu gostava muito de ver imagens, lembro bem quando eu tinha mais ou menos sete anos, isso durante a crise de 1929, o [jornal] Estadão publicava uma vez por semana um suplemento de fotogravura que trazia fotografias de ocorrências de diversas partes do Brasil e eu sempre gostei de ver, sempre tive essa predileção, além de cinema, mas naquele tempo o cinema não era tão desenvolvido quanto é hoje. Quando eu era mais novo nem todo mundo podia ter máquina, só quem tinha algum dinheiro, fotografia não era barato. Na família da minha mãe, a irmã dela era casada com um fotógrafo, que também era espanhol e trabalhava nos Jardins da Luz tirando fotografias de pessoas que iam passear no local, era algo muito comum na época, inclusive tirou várias minhas, mas eu não tinha possibilidades de comprar uma máquina, então fui estudar Ciências Contábeis.

Logo que eu me formei, em 1940, montei um escritório pequeno que durou até 1952. Em 1945, eu me casei e pedi uma máquina fotográfica emprestada, comprei uns três filmes e não perdi uma foto, mas não tinha prática nem técnica. Na minha turma de Ciências Contábeis tinha um rapaz que também era filho de espanhóis e na família dele quase todo mundo lidava com fotografia. Ele então começou a trabalhar no balcão de uma loja de fotografias na Rua 15, foi quem me vendeu minha primeira máquina. Uma máquina pequena de fole [um tipo de máquina sanfonada]. Comecei então a fotografar meus filhos, além de fotos que tirava na rua porque levava a máquina sempre comigo, mas sem pretensão nenhuma.

Um dia, eu estava na Praça da Sé [em São Paulo], porque tinha ido a uma repartição pública a trabalho e, quando estava na Praça Clóvis, eu vi uma fumaça lá longe, na Avenida Rangel Pestana e fiquei curioso. Fui até lá com a máquina e era fogo nos bondes, foi uma das minhas primeiras fotos [“Revolta dos Passageiros”, de 1947], que guardei e nem dei muita importância. Nesse meio tempo eu sempre fotografava meus filhos, até que um tio meu, marido da minha tia, que era engenheiro, me sugeriu a aprender fotografia. As coisas não eram fáceis, eu morava com minha mulher e três filhos em uma casa simples no Brás e os cursos de fotografia naquele tempo eram de laboratório, você só aprendia a revelar… e eu queria uma coisa melhor.

A Revolta dos Passageiros em 1947
A Revolta dos Passageiros em 1947

Depois de pesquisar algum tempo descobri o Foto Clube, frequentado por industriais, advogados, médicos, engenheiros, enfim, gente que tinha boas condições financeiras e máquinas boas, ao contrário de mim. Pouco depois, montei uma sociedade geográfica brasileira com alguns amigos, incluindo dois tios meus, com o objetivo de ajudar no desenvolvimento do país, mas tínhamos dificuldades de dinheiro porque não podíamos investir muito. O projeto não durou muito, mas eu continuei como contador e fotógrafo e, nessa sociedade geográfica, conheci uma pessoa que tinha uma indústria que me chamou para fazer umas fotos do local. Fui lá e fiz umas fotos bem caprichadas…o resultado foi que ganhei mais em uma semana como fotógrafo do que ganhava quase em um mês com Contabilidade!

Daí eu pensei: “acho que está na hora de mudar” – o que não foi bem visto pelo meu pai – mas comecei a me aventurar: ao mesmo tempo que tinha o escritório passei a fazer trabalhos de fotografia e reportagem, onde comecei a crescer e trabalhar com agência fotografando também casamentos, inaugurações, etc. Com isso acabei entrando nesse rumo da propaganda e montei meu primeiro estúdio na Av. Lins de Vasconcelos, no Cambuci, que depois transferimos para a Vila Mariana. Larguei então as reportagens, mas continuei participando dos concursos no Foto Clube, e me destaquei porque estava todo tempo pensando em fotografia. Os amadores só pensavam em fotografia no fim de semana, eu pensava todos os dias. A partir daí o negócio foi para frente e larguei de vez a contabilidade.

Como foi o desenvolvimento da sua técnica e do seu estilo?

No Foto Clube, tinha gente muito intelectualizada e que procurava estudar as técnicas de fotografia. Tinha um especificamente, o Sr. Francisco Albuquerque, que veio do Nordeste e tinha trabalhado na base americana de Natal e com o [diretor americano] Orson Welles, e que possuía um pequeno estúdio em Fortaleza, no Ceará, a família dele toda era composta por fotógrafos. Ele veio para o Sudeste, primeiro para o Rio de Janeiro e depois para São Paulo, em busca de mais oportunidades e começou a trabalhar com agências. Ele me ensinou muita coisa que tinha aprendido com os americanos.

Com o passar do tempo fui aprendendo cada vez mais e até ganhei prêmios, como profissional e amador. Na Argentina, ganhei uma medalha de ouro e na Suíça um diploma por uma exposição. Mais ou menos em 1954, eu larguei do Foto Clube e comecei só a fazer fotografias para mim, que depois guardava. Em 1952, fiz minha primeira exposição no MAM-SP [Museu de Arte Moderna], que ainda era na Rua 7 de Abril, próximo ao MASP, que também era ali. A técnica e composição fui desenvolvendo com o tempo mesmo e assim me tornei esse velho fotógrafo.

E as suas temáticas? A cidade de São Paulo parece uma constante em suas fotografias, foi algo intencional desde o início?

Muitas temáticas eram propostas pelo Foto Clube. Tinha concursos de temas variados, como chuva, textura, arquitetura, eu inclusive ganhei alguns prêmios desses concursos. A maioria eram trabalhos bem feitos, tinham pessoas especializadas em retratos, arquitetura, fotos de modelos e artistas, entre outras coisas.

No começo, eu fazia muitos casamentos, mas me cansei porque eles iam sempre até muito tarde. Algumas das fotografias da exposição [“German Lorca fotografias: acontece ou faz acontecer?”, em cartaz no MAM-SP] surgiram dos concursos do Foto Clube, outras eu fiz por minha conta própria. O que eu sempre digo é que a fotografia acontece para o fotógrafo, quer dizer, às vezes ele está andando na rua e vê uma cena boa e é o momento decisivo, como dizia o [Henri] Cartier-Bresson. Você vê e tem que fotografar, se não o momento acaba. Mas você também pode montar uma foto, aquela da menina na chuva [“Menina na Chuva”, de 1951], por exemplo, foi construída para um concurso do Foto Clube.

À Procura de Emprego em 1951
À Procura de Emprego em 1951

Fotografei muitos lugares icônicos de São Paulo e por isso fui escolhido, em 1954, para documentar a cerimônia do IV Centenário da cidade; fui o único fotógrafo oficial, fiz as fotos da catedral e do desfile. O Getúlio [Vargas], o [Lucas Nogueira] Garcez, o Jânio [Quadros], o Milton Campos e o Juscelino Kubitschek foram. Fizeram também a cerimônia de 450 anos e como eu era o fotógrafo mais velho e a Caixa Econômica [Federal] estava fazendo um livro, eles me sortearam para que eu cobrisse a Praça da Sé e a Catedral, e aí fizemos o livro.

A escolha por retratar São Paulo foi uma escolha minha ao longo das décadas. Do tempo que eu comecei até hoje a cidade mudou muito e eu gosto de registrar essas mudanças, então muitas vezes tento voltar aos mesmos lugares em que estive há anos para fotografar o crescimento de São Paulo.

Recomendamos, para uma maior compreensão das respostas de Lorca, a leitura da entrevista na íntegra. Confere aqui: http://ffw.com.br/noticias/cultura-pop/icones-da-fotografia-german-lorca-e-o-pioneirismo-no-brasil/

Outras referências:  http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21819/german-lorca

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