Minha SP #12 – Por Gilberto Natalini – Política pública de qualidade

Minha SP

Por Gilberto Natalini

Política pública de qualidade

Desde cedo descobri que a política me traria um sentimento único de felicidade coletiva permanente. Mas foi ainda adolescente que esse espírito de doação pelas pessoas já brotara em mim. E

scolhi a medicina simplesmente por gostar de gente. Formei-me na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP – e naquela época vivia-se o pior momento da Ditadura no Brasil. Como estudante  participei das reivindicações em prol do Centro Acadêmico da Universidade, fui preso e torturado.

No entanto, toda essa batalha teve uma importância muito significativa em um período que foi de muita luta para o povo brasileiro. Consegui que fosse criado um ambulatório médico voluntário no Fundo da Igreja Bom Jesus do Cangaíba, onde trabalho como médico até hoje. Dr. Francé e Dr. Nacime também me ajudam nessa batalha.

Nós eramos médicos recém formados e organizávamos como deveria proceder o atendimento voluntário da Igreja. Tivemos o apoio do bispo da zona leste, Dom Angélico Sândalo Bernardino, dos padres à frente da igreja, João Bernardo, Claudio, Rogerio e Marcelo; além da valiosa ajuda das senhoras do bairro, que até hoje prestam o serviço voluntário.

Durante esses quase 40 anos, continuamos atendendo, todos os sábados, todas as pessoas que necessitam de atendimento médico. Hoje tenho orgulho de dizer que mais de 150 mil pessoas foram atendidas e pelos menos três mil foram operadas. E as atividades não se limitaram somente às consultas médicas. Nos preocupamos também em dar cursos sobre saúde, distribuição de cartilhas, palestras não só no Cangaíba, mas em outros bairros da região leste de São Paulo.

Este trabalho voluntário desenvolvido desde 1976 é de extrema importância social para a nossa cidade, resultou na criação da Associação Popular de Saúde (APS), que realiza educação na área da saúde e é responsável por importantes lutas e conquistas na região leste de São Paulo. A APS funciona até os dias de hoje, na Rua Domingos de Lucca, 108. Por isso agradeço a todos os envolvidos que, de alguma forma, assim como eu, gostam muito é de gente!

Gilberto Natalini é Médico formado pela EPM/UNIFESP. Vereador de SP, e, atualmente, está em seu 4º mandato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *