Instituto Baccarelli participa da programação inaugural do Sesc Avenida Paulista

Para inaugurar sua mais nova unidade – a da Avenida Paulista – o SESC promove três dias (29 e 30/04 e 01/05) de programação variada com shows, exposições, palestras e vivências corporais, totalmente gratuita, para que o público possa conhecer os seus múltiplos espaços e se inteirar das atividades propostas deste Sesc que se apropriam das linguagens da arte, do corpo e da tecnologia.

Um dos destaques da programação é a Orquestra Sinfônica Heliópolis, mantida pelo Instituto Baccarelli, que se apresenta ao lado da cantora Vanessa da Mata, no domingo dia 29 de abril, no palco da rua Leôncio de Carvalho (um espaço aberto, que funcionará somente neste domingo), por volta das 11h00.

Sob a regência do maestro Edilson Ventureli, a Orquestra abre o evento tocando o Hino Nacional, depois apresenta alguns temas eruditos para, em seguida, acompanhar um dos grandes nomes da música popular brasileira, a cantora e compositora Vanessa da Mata, em um repertório que inclui os sucessos Amado, Impossível Acreditar que Perdi Você, A Força que Nunca Seca, Segue o Som, Não me Deixe Só e Ai Ai Ai, entre outros.

A Orquestra Sinfônica Heliópolis, um dos programas do Instituto Baccarelli, promove a prática orquestral e conhecimento de repertório sinfônico a alunos avançados da instituição. Integram a Orquestra 70 jovens músicos, mas ela estará com sua formação reduzida para 30 integrantes para se adequar ao espaço do palco neste evento do Sesc Avenida Paulista. O diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Heliópolis é Isaac Karabtchevsky, e o patrono é Zubin Mehta. No dia a dia, os jovens ensaiam com o maestro Edilson Ventureli.

A versatilidade do grupo permite à sinfônica transitar pelo universo da música de concerto e da música popular, mantendo alto padrão de excelência na execução das obras. Assim, já se apresentou sob a regência dos maestros ZubinMehta, Peter Gülke, Yutaka Sado, acompanhada de Julian Rachlin, Erik Schumann, Domenico Nordio, Paula Almerares, Leonard Elschenbroich, Arnaldo Cohen, Jean-Louis Steuerman, Antonio Meneses, Ricardo Castro e de artistas consagrados como Ivete Sangalo, Milton Nascimento, João Bosco, Luiz Melodia, Lenine, Paula Lima, Toquinho, Fafá de Belém e Ivan Lins, entre outros. O grupo tocou em importantes palcos, como Sala São Paulo, Theatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, Gasteig (Alemanha) e Muziekgebouw (Holanda), além de ter participado de eventos como o Festival Beethoven (Bonn/Alemanha) eRock In Rio, com Mike Patton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: