Prédios Ao Redor Do Minhocão Poderão Ganhar Jardins Verticais

Uma das maiores tendências da urbanização do mundo, nos últimos anos, traz à tona a questão dos jardins verticais. Presentes em cidades como Cingapura, Irnivi (EUA), Cidade do México e Madri, essa novidade está a caminho de uma região bastante conturbada de São Paulo: o Minhocão.

Desde o último dia 5 de maio, o poder público, por meio da Prefeitura, começou a realizar um Chamamento Público para que os edifícios vizinhos ao Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, possam receber a instalação desses jardins.

Jardim vertical em Irvini, Estados Unidos. Crédito: Divulgação
Jardim vertical em Irvini, Estados Unidos. Crédito: Divulgação

Vale o destaque que, todos os prédios que possuam paredões sem janelas e estejam a uma distância de uma quadra, podem se candidatar. As inscrições serão recebidas pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e a escolha ficará a cargo da Câmara Técnica de Compensação Ambiental (CTCA).

Os recursos para o projeto serão disponibilizados pela Secretaria do Verde, por meio dos Termos de Compensação Ambiental (TCA) que as incorporadoras têm com a secretaria.

Minhocão pode ficar mais verde
Minhocão pode ficar mais verde

Quais As Vantagens E Como Essa Ideia Pode Ajudar?

Para quem não está muito “por dentro” do assunto, a ideia dos jardins verticais traz inúmeros benefícios às pessoas e, claro, a região. As plantas conseguem diminuir os ruídos e a temperatura interna das construções em até 7ºC.

Além disso, elas produzem oxigênio, umidade e conseguem filtrar cerca de 30% dos poluentes do ar. Alguns grupos de estudos sobre o tema, como o VerdMX, uma organização sem fins lucrativos do México, estima que cada metro quadrado de jardim vertical consegue absorver até 130 gramas de poluição.

Jardim vertical em Madrid. Crédito: Divulgação
Jardim vertical em Madri. Crédito: Divulgação

Existe, inclusive, em São Paulo, um grupo conhecido como Movimento 90º, formado por arquitetos, paisagistas, engenheiros e voluntários, que desenvolveu um sistema de módulos leves que facilitam a implantação dos jardins verticais em fachadas.

Serviço

Cartas de intenção para o recebimento de jardins verticais no entorno do Elevado Pres. Costa e Silva

Local: Sede da Secretaria do Verde e Meio Ambiente

Endereço: Rua do Paraíso, 387/389 – térreo

Funcionamento: Segunda à sexta, das 9h às 16h

Mais informações: 3266-5869

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *