Museu da Imagem e do Som traz exposição fotográfica de Jessica Lange

O Museu da Imagem e do Som, MIS, apresenta a exposição Jessica Lange: fotógrafa. No ano de 1967, a jovem Lange foi contemplada com uma bolsa de estudos da Universidade de Minnesota para estudar fotografia. Contudo, com os caminhos da vida, ela acabou viajando para a Espanha e a França onde decidiu estudar artes cênicas, deixando de lado a fotografia.

Jessica Lange
Jessica Lange

Foi então que embarcou na carreira de atriz, atuando em filmes emblemáticos e ganhou duas vezes o Oscar de melhor atriz, por seus papéis em Tootsie, em 1983, e outro por Céu Azul, em 1995.

Mais tarde, no começo dos anos 90, quando Sam Shepard lhe deu uma Leica M6, ela assumiu suas façanhas fotográficas novamente. As imagens foram capturadas em suas viagens e andanças – sua lente percorreu países como EUA, França, Finlândia e Itália, embora ela tenha uma queda especial pelo México, como ela mesma diz “por suas luzes e noites maravilhosas”.

Coisas que eu vejo e México

Originalmente intitulada Unseen, a exposição é composta por 135 fotografias e 12 folhas de contato que dão conta de uma sensibilidade aguda e de uma mestria técnica excepcional de Jessica Lange. A coleção, formada por imagens feitas nos últimos 20 anos, é organizada em duas séries: Coisas que eu vejo e México.

México conta ainda com uma sub-série: Os cinco dias sem nome, Chiapas. Estas fotos foram feitas em 2012 nos vilarejos de Tenejape e San Juan Chamula, no estado de Chiapas. As imagens retratam o Carnaval, que é provavelmente a celebração mais importante de Chiapas e tem duração de 13 dias.

Foto de Jessica Lange que estará exposta em São Paulo
Foto de Jessica Lange que estará exposta em São Paulo

O festival celebra os cinco dias perdidos do calendário maia. Os cinco dias sem nome, quando acreditam que o mundo vira de ponta cabeça. Acredita-se que seja um período desafortunado, ou até perigoso.

Atriz se dedicou, durante anos, à fotografia
Atriz se dedicou, durante anos, à fotografia

As imagens, todas em P&B, retratam a preparação para o festival: homens se vestem de mulher, pessoas maquiadas, com suas fantasias rebuscadas, disfarçam-se de macacos, lobos e outros animais.

Endereço? Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Quando? Até o dia 5 de abril, às terças a sextas, das 12h às 21h; sábados, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h

Quanto? R$ 6 (inteira) R$ 3 (meia). As terças o ingresso para as exposições é gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *