João Carlos Martins e Sesi-SP lançam Orquestrando No Próximo Dia 8

“A música, na minha opinião, assim como minha principal área de atuação, que é da saúde, representa um dos melhores remédios, pois salva o corpo e também a alma. Um indivíduo que tem a formação musical, é muito diferente daquele que não teve essa oportunidade”, comenta o primeiro inscrito no Orquestrando São Paulo, o acupunturista Artidônio José dos Reis, 40 anos.

O projeto pioneiro de capacitação de regentes, desenvolvido pela Fiesp e Sesi-SP, surgiu a partir de um levantamento detalhado, em que a equipe do Orquestrando constatou que a maioria das cidades do interior do estado de São Paulo não possui uma orquestra. Para reverter esse quadro, o projeto pretende formar cerca de 300 orquestras até 2020. A ideia é que os participantes atuem não só como regentes, mas também como gestores de suas orquestras e agentes mobilizadores da sociedade

O sonho de João Carlos Martins de deixar um legado na música, agora começa a ganhar forma. “O Orquestrando é uma maneira de fazer com que os maestros locais das pequenas cidades assumam a sua posição diante da sociedade. Um maestro tem uma importância incrível numa cidade e isso precisa ser conscientizado”, ressalta.

Para o presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, “vamos multiplicar a nossa Bachiana e criar pequenas orquestras em todo estado, com o Orquestrando São Paulo – que pode se transformar depois em Orquestrando Brasil. Tenho certeza de que esse projeto vai dar oportunidade a uma porção de novos talentos”.

Regente da orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP, Martins pretende superar um modelo venezuelano semelhante, o El Sistema, que nos últimos 40 anos permitiu a inclusão social de milhares de jovens através da música e colocou o tema na pauta de gestores culturais mundo afora.

Parte essencial do Orquestrando, o curso no modelo EAD (educação à distância) Técnicas e Boas Práticas para Regentes de Orquestras e Grupos Musicais visa capacitar regentes e músicos a partir de três módulos, disponibilizados on-line, desenvolvidos pelo próprio maestro e equipe do Sesi-SP.

Além das técnicas para o aperfeiçoamento dos regentes, as videoaulas e todo o material didático pretendem difundir noções sobre a gestão, a manutenção financeira e a participação dessas futuras orquestras em processos de seleção e editais de incentivo à cultura.

As inscrições para as duas primeiras turmas já estão encerradas – foram mais de 100 inscritos nas primeiras semanas. As vagas para as próximas turmas serão abertas posteriormente no portalwww.orquestrandosaopaulo.com.br. Podem se inscrever músicos, regentes e responsáveis por bandas e orquestras de todas as partes do Estado. Os alunos aprovados no curso receberão certificado emitido pelo SESI-SP.

Quer ver mais do projeto? Vem aqui: https://www.youtube.com/watch?v=W7tpoOtIh6o&feature=youtu.be 

Serviço:
Lançamento do Orquestrando São Paulo
Data: 8 de outubro de 2017 (domingo)
Horário: 15h30
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº – Sé

Mais informações e inscrições para novas turmas (em breve): orquestrandosp@sesisp.org.br.
Dúvidas: (11) 3146-7397 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 16h30).

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d blogueiros gostam disto: