Praça Ramos será reinaugurada no próximo sábado

Neste sábado, dia 16 de dezembro, o projeto ITALIA PER SAN PAOLO – Monumentando e Restaurando a Cidade reinaugura a Praça Ramos de Azevedo, após sete meses de intenso trabalho. A programação será aberta ao público, com início às 17h30.

ITALIA PER SAN PAOLO é um projeto idealizado pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo e pela ITA – Italian Trade Agency, com o apoio da Prefeitura de São Paulo e o patrocínio de 24 representantes de empresas italianas e ítalo-brasileiras estabelecidos no Brasil, que prevê a restauração e revitalização das Praças do Imigrante Italiano, Cidade de Milão e Ramos de Azevedo.

Localizada na região central de São Paulo, a Praça Ramos é um dos principais cartões postais da cidade. Quase cem anos depois de sua inauguração, o conjunto escultórico em homenagem a Antonio Carlos Gomes, bem como o monumento em homenagem a Rui Barbosa, foram inteiramente restaurados e todo o entorno da praça foi revitalizado, ganhando nova iluminação, reconstrução dos jardins, melhoramento do calçamento das alamedas e instalação de sistema de monitoramento por câmaras de alta definição com reconhecimento facial.

Alta tecnologia

O projeto de revitalização da Praça Ramos de Azevedo compreende a instalação de duas OPTREE. Trata-se de um painel fotovoltaico em forma de árvore que armazena energia elétrica em baterias instaladas num compartimento em formato de banco e que permitem os usuários carregarem telefones celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos.

Os visitantes também poderão acessar informações sobre as estátuas da praça via QR Code. Serão instaladas placas interativas de identificação em cada estátua, com informações sintetizadas e acesso a uma ficha completa da obra no site www.italiapersanpaolo.com.br.

A Praça Ramos

A Praça Ramos de Azevedo possui uma fonte como elemento central e é decorada por um conjunto escultórico presenteado pela comunidade italiana à cidade de São Paulo e ao Brasil, por ocasião do primeiro centenário da independência do país. Esses elementos decorativos foram realizados inteiramente na Itália e compõem-se, entre outros, por estátuas de personagens das principais óperas de Antonio Carlos Gomes, cuja estátua figura no nível mais alto do conjunto.

A Praça Ramos de Azevedo, outrora conhecida por Esplanada do Teatro, faz parte do programa de urbanização da área que levou à construção do Teatro Municipal, inaugurado em setembro de 1911. Onze anos depois, a Prefeitura Municipal de São Paulo aprovou o projeto de construção de um monumento em homenagem ao maestro brasileiro Antonio Carlos Gomes, que deu imponência ao chafariz existente e completou de forma magistral a cenografia urbana existente.

Sobre o projeto

ITALIA PER SAN PAOLO – Monumentando e Restaurando a Cidade é um projeto idealizado pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo e pela ITA – Italian Trade Agency, com o apoio da Prefeitura de São Paulo e o patrocínio de representantes de empresas italianas e ítalo-brasileiras, que prevê a restauração e revitalização de três icônicas praças da cidade: Imigrante Italiano, Cidade de Milão e Ramos de Azevedo. A primeira etapa, Praça do Imigrante Italiano, com projeto original do arquiteto Luciano Deviá, foi entregue em 06/08/2017.

O ambicioso projeto é um presente da ITÁLIA e dos mais importantes representantes das empresas e comunidade italiana local: Grupo Comolatti, Geodata, Luigi Bauducco, Pirelli, BCF Solutions, TIM, ENEL, Graziella Matarazzo Leonetti/Andrea Matarazzo, Papaiz Participações, Grupo Gavio, GM Venture, IED, Colégio Dante Alighieri, Costa Crociere, Intensa SanPaolo, Lia Bridelli, Magnetti Marelli, Azimut– A Direção para Investir, MAPEI, OPEM Brasil, Prysmian, Tozzini Freire e Zaraplast.

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: