Prefeitura Lança Livro Sobre o Bairro de Moema

Notícias

No próximo dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, todos ganharemos mais um presente para celebrar ainda mais os 464 anos de história. A Prefeitura de São Paulo, em conjunto com a Secretaria de Cultura – Arquivo Histórico Municipal lançarão no aniversário da cidade o último livro da série “História dos Bairros de São Paulo”. Com autoria de Glauco Belmiro Rocha, “Moema” conta um pouco da história deste bairro tão querido pelos paulistanos e contará com evento de lançamento, às 16h, na Livraria Saraiva, do Shopping Ibirapuera. Durante o evento haverá a distribuição gratuita de 400 exemplares da publicação, além da presença do Secretário Municipal de Cultura, André Sturm.

Um pouco da vida de Moema – Graças a sua formação e experiência em arquitetura, o autor Glauco Belmiro Rocha apresenta a história deste bairro tão tradicional da cidade de São Paulo pelo lado urbanístico. Nascido e criado nas ruas de Moema, Rocha traça uma linha histórica sobre a região, inicialmente habitada por indígenas, o loteamento do bairro, o período industrial, até as mudanças do perfil do bairro, culminando com o boom da verticalização na década de 90.

“Moema tem uma história extremamente rica, pois pode-se acompanhar toda uma escala evolutiva. Começando com os índios, como primeiros habitantes,as fazendas, o loteamento do bairro, passando pela vinda de grandes fábricas, a parada de bonde, até o surgimento do Shopping Ibirapuera, na década de 70, que foi um grande desenvolvedor e marco na transformação do bairro, que passou a ter um perfil não somente residencial como também comercial”, conta o autor.

Além de apresentar uma análise arquitetônica e o processo de verticalização da região amplamente ilustrado, o livro traz ainda uma linha periódica com os principais acontecimentos da cidade de São Paulo, equiparando com os acontecimentos da região.

História dos Bairros de São Paulo – “Moema” faz parte do lançamento de três novos volumes da série “História dos Bairros de São Paulo”. As outras publicações lançadas poucos dias antes trazem o perfil de Penha de França e Itaim Paulista.

Resultado de um tradicional concurso realizado pela SMC-AHM desde finais da década de 1960, a coleção agora se completa com mais três bairros cujas histórias foram pesquisadas e escritas por seus moradores com base em fontes primárias, depoimentos, imprensa e extensa bibliografia, sem desconsiderar a vivência e a memória de cada um deles na própria região.

O secretário municipal de Cultura André Sturm destaca a importância do projeto. “Trata-se de um presente, mas também de um resgate histórico, pois o direito à memória é uma condição básica para o exercício da cidadania, especialmente para nós, moradores de uma cidade que sofreu radicais transformações ao longo desses 464 anos”, afirma.

De acordo com o historiador Luís Soares de Camargo, diretor do Arquivo Histórico Municipal, o lançamento dos três livros contribuem ainda mais para melhorar a compreensão da história de São Paulo, pois ajudam a compreender o universo multifacetado de uma cidade gigantesca.

Serviço: Lançamento livro “Moema”, de Glauco Belmiro Rocha.

Data: 25 de janeiro de 2018.

Horário: a partir das 16h.

Local: Livraria Saraiva, Piso Moema – Shopping Ibirapuera – Av. Ibirapuera, 3.103 – Moema (SP)

Entrada gratuita com distribuição de 400 exemplares.

Shopping Ibirapuera

Av. Ibirapuera, 3.103 – Moema (SP)

Tel: (11) 5095 2300

Twitter: @Ibirapuera

Facebook: facebook.com/ibirapuera

Instagram: @shoppingibirapuera

www.ibirapuera.com.br

Horário de funcionamento:

Segunda a Sábado: das 10h às 22h

Domingos e Feriados: das 14h às 20h (lojas) – das 11h às 22h (alimentação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *