A Programação do MIS Para O Seu Mês De Aniversário

No próximo dia 29 de maio, o MIS completará 45 anos! E, para celebrar esta incrível data, o museu , preparou uma programação especial que acontece entre os dias 29 e 31 de maio.

A comemoração tem início na sexta (29), às 21h, com o programa Notas Contemporâneas que traz o cantor e compositor Ney Matogrosso. O artista participa de um bate-papo aberto ao público conduzido pelo jornalista Cadão Volpato, no Auditório MIS.

No sábado (30), a área externa do MIS será ocupada por eventos de grande sucesso que já aconteceram por aqui: Feira Plana (dedicada a publicações independentes), Sacola Alternativa (feira de selos e gravadoras independentes), Jardim Secreto (evento de arte e moda para pequenos empreendedores) e Feira de Discos.

Ainda na área externa, DJs e bandas da cena independente se apresentam ao longo do dia. A dança também tem espaço, com o projeto dos coreógrafos Luciana Mayumi e Marco Kina, que convidam o público para uma aula aberta de tango. Entrada gratuita!

O domingo (31) tem programação para toda a família. Na área externa, o MIS apresenta diversas atrações voltadas para o público infanto-juvenil. No mesmo dia, um dos maiores sucessos do MIS, o Cinematographo Especial O Mágico de Oz com sonorização ao vivo de The Dark Side of the Moon ganha sessão no Auditório MIS, às 14h.

O Auditório LABMIS será ocupado por duas mostras de cinema, que nasceram no MIS, concebidas especialmente para a ocasião: Videobrasil Geração 80, do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil e Seleção especial Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo.

Para finalizar o evento de comemoração dos 45 anos do MIS, a Bachiana Filarmônica SESI SP faz uma apresentação especial na área externa do Museu.E quem estiver no museu ainda vai poder visitar todas as exposições do especial Maio Fotografia 2015 gratuitamente! Confira abaixo a programação completa:

Confira abaixo a programação completa:

29 de maio, sexta

MAIO FOTOGRAFIA NO MIS 2015

Horário 12h às 20h

Quarta edição do projeto que dedica o mês de maio à fotografia com todos os espaços expositivos do Museu ocupados por mostras de diversos artistas.

NOTAS CONTEMPORÂNEAS/NEY MATOGROSSO

Horário 21h

Local Auditório MIS

Atenção: As senhas, 100 no total, serão distribuídas a partir das 20h na recepção do museu. Cada pessoa pode retirar um ingresso

O projeto Notas Contemporâneas, que registra depoimentos de compositores e intérpretes consagrados da música popular brasileira, recebe nesta edição especial o músico Ney Matogrosso, que conversa sobre sua obra com o jornalista Cadão Volpato.

DEGUSTAÇÃO DE CAFÉS NESPRESSO

Horário 20h às 21h

Local Foyer do Auditório MIS

30 de maio, sábado

MAIO FOTOGRAFIA NO MIS 2015

Horário 11h às 20h

Quarta edição do projeto que dedica o mês de maio à fotografia com todos os espaços expositivos do Museu ocupados por mostras de diversos artistas.

VISITA GUIADA AO ACERVO MIS 

Horário 13h, 15h e 17h – 20 pessoas por sessão

Duração 60 minutos

A equipe do Centro de Memória e Informação do MIS (CEMIS) apresenta ao público parte de seu vasto acervo de mais de 200 mil itens.

FEIRINHA MIX

Horário 11h às 19h

Local área externa

Jardim Secreto

Feira de arte e moda para pequenos empreendedores, selecionados pelas organizadoras Claudia Kievel e Gladys Tchoport, que busca criar um ambiente leve, onde as pessoas se conheçam, troquem experiências e se inspirem entre si. Expositores como Loja Jardim Secreto, Maria Tangerina, Conta Gota, Japonique, Tramp Gramma, Philadelphia, Boa Saboaria, Paula Rezende e Rita Fitipaldi já estão confirmados para esta edição.

Feira de selos e produtores independentes Sacola Alternativa

Concebida pela Balaclava Records, produtora e selo musical independente idealizada por Fernando Dotta e Rafael Farah, a feira foi realizada pela primeira vez no MIS em fevereiro de 2015. O evento tem como objetivo aproximar músicos, produtores e público, disponibilizando materiais exclusivos, como LPs, CDs, EPs, DVDs, fitas K7 e pôsteres, de artistas ligados a diversas gravadoras e selos independentes. Nesta edição, dez selos participam.

Feira de Discos 

A tradicional Feira de Discos, que acontece em São Paulo desde 2011 e é organizada por Márcio Custodio da Locomotiva Discos, tem mais uma edição no MIS. Em versão reduzida, o evento conta com 15 expositores de vinil de diversos estilos musicais, que promovem a venda, a troca e a compra de LPs importados, nacionais, raros, novos, usados, compactos, deluxe editions, box sets e singles.

Feira Plana

É um evento que reúne editores independentes, artistas que fazem livros, zineiros, quadrinistas e guerrilheiros de todo o Brasil, selecionados pela idealizadora e curadora Bia Bittencourt. Pingado-prés, Meli-melo press, Draga, Vibrant, Companhia Rapadura e Contra estarão presentes nesta edição.

Feira Gastronômica

Diversas opções gastronômicas podem ser degustadas pelo público.

DANÇA NO MIS 

Horário 17h

Local área externa

Dança no MIS é um programa mensal, com curadoria de Natália Mallo, em que coreógrafos são convidados a escolher uma área do Museu para compor um trabalho site-specific em dança. Nesta edição, o projeto traz os coreógrafos Luciana Mayumi e Marco Kina para uma aula aberta de tango, seguida de um convite ao público para participar de um grande baile (ou “milonga”).

SHOWS E DJS

Horário 12h Às 20h

Local área externa

A ambientação sonora para os 45 anos do MIS está garantida por bandas e DJs da cena independente que se apresentam na área externa ao longo do dia.

15h

Continental Combo

Formada por Sandro Garcia (guitarra e voz), Carlos Rodrigues (contra-baixo), Rogério Meni (bateria e percussão), o Continental Combo está na estrada desde 2003. Levam a esse show no MIS sua sonoridade sessentista, que passa pela psicodelia dos 60, neo psicodelia e jangle pop. O primeiro álbum do Continental Combo (lançado pela gravadora Monstro Discos) completa agora em maio 10 anos de lançamento, por esse motivo parte do show será dedicado a este disco trazendo faixas como Nova Manhã, Na Estrada Cinza, Meridiano Setentrional, O Homem Retalho e Continental Fox-Trot. A banda também vai apresentar músicas dos seus outros dois álbuns oficiais e inéditas como Nunca Mais, Early in The Morning e Labirinto Waltz.

19h

Sobre amor e outras coisas

O duo formado por Letícia Moreli (voz, violão e guitarra) e Pedro Rizzi (voz, guitarra e teclado) apresenta canções do seu primeiro álbum homônimo, como Melancolia, Relógio de cobras, Roda Gigante e Vai Passar, além de músicas inéditas. Lançado virtualmente em novembro de 2013 e em formato físico em maio de 2014, Sobre amor e outras coisas, o disco, traz composições que revelam olhares sobre o cotidiano, destemperos, desabafos, questionamentos existenciais e declarações de amor. Sua sonoridade traz um rock com balanço de jovem guarda, britpop, psicodelia tropicalista, uma pitada folk e mineirices. Kico Santos, no baixo, e Cristiano Miranda, na bateria, acompanham a dupla nesse show no MIS.

31 de maio, domingo

MAIO FOTOGRAFIA NO MIS 2015

Horário 11h às 19h

Quarta edição do projeto que dedica o mês de maio à fotografia com todos os espaços expositivos do Museu ocupados por mostras de diversos artistas.

INTERVENÇÕES CIRCENSES 

Horário 11h às 19h

Local área externa

Focado no público infanto-juvenil, o MIS apresenta diversas atrações do universo do circo.

FEIRA GASTRONÔMICA 

Horário 11h às 19h

Local área externa

Diversas opções gastronômicas podem ser degustadas pelo público.

VISITA GUIADA AO ACERVO MIS

Horário 13h, 15h e 17h – 20 pessoas por sessão

Duração 60 minutos

A equipe do Centro de Memória e Informação do MIS (CEMIS) apresenta ao público parte de seu vasto acervo de mais de 200 mil itens.

BUZUM!

Horário 12h, 13h, 14h, 15h30, 16h30 e 17h30

Local área externa

BuZum! é um pequeno teatro ambulante de bonecos que funciona dentro de um ônibus especialmente adaptado para receber 55 espectadores por sessão.

A peça Darwin Br, dirigida por Wanderley Piras e escrita por Beto Andreetta, apresenta as impressões de Darwin sobre a religião e a sociedade brasileira quando de sua visita ao País, por meio da manipulação de bonecos e cenários criados pela companhia, além da trilha sonora e iluminação.

CINEMATOGRAPHO ESPECIAL O MÁGICO DE OZ

Horários 14h

Local Auditório MIS (172 lugares)

Ingresso R$20 (inteira), R$10 (meia) – Venda de ingressos a partir das 12h do dia 26 de maio na recepção do MIS e pelo site Ingresso Rápido.

Com o objetivo de resgatar a atmosfera das primeiras sessões de cinema, o MIS promove o Cinematographo, que conta com projeção de filmes mudos sonorizados por músicos ao vivo.

A banda Pink Floyd Cover apresenta a consagrada sessão do filme O mágico de Oz (dir. Victor Fleming, ficção, 1939, 101 min) sincronizada com o disco antológico The Dark Side of the Moon.

OFICINA –CULTURA DO REMIX COM OBRAS DO ACERVO MIS

Horário 14h às 17h

Local Sala de Workshop

Senhas disponíveis na recepção do museu a partir das 13h. 12 vagas

A oficina, elaborada pela educadora do MIS Vanessa Ferreira, parte da questão ‘como criar com o passado e recriar a cultura?’, e propõe aos participantes a elaboração de um vídeo a partir de algumas obras do Acervo MIS. Uma das referências para a oficina é o documentário RIP!: a Remix Manifesto, dirigido pelo ciberativista Brett Gaylor, que discute direitos autorais, propriedade intelectual, compartilhamento de informação e cultura do remix na atualidade.

EXIBIÇÃO DO FILME O BANDIDO DA LUZ VERMELHA 

Horário 17h

Local Auditório MIS (172 lugares)

O Bandido da Luz Vermelha (Dir. Rogério Sganzerla, Brasil, 1968, 92 min, 35mm, pb), primeiro longa-metragem de Rogério Sganzerla, traça um panorama geral e atemporal do Brasil através da trajetória de um foragido da polícia em crise de identidade. Welles, Godard, policial noir, chanchada, Jimi Hendrix, história em quadrinhos, terrorismo, miséria, corrupção política e desespero compõem um painel apocalíptico do país.

Após a exibição do filme Helena Ignez, atriz que interpreta Janete Jane no filme e musa do Cinema Marginal, participa de um bate-papo com o público.

BACHIANA FILARMÔNICA SESI SP

Horário 19h

Local Área externa

A qualidade dos músicos da Bachiana Filarmônica, selecionados entre as melhores orquestras brasileiras, tem sido elogiada pelo mundo afora. São profissionais que fazem questão de aprimorar seu talento com trabalho e estudo. Assim, a orquestra, fundada em 2004, não tardou a ganhar o merecido reconhecimento. Após nove temporadas em que se apresentou pelo Brasil, encantou o público americano com cinco atuações de gala sendo duas no Carnegie Hall em 2007 e 2008 e três no Lincoln Center em 2009, 2010 e 2011, em Nova York.

MOSTRA VIDEOBRASIL NO MIS 

Local Auditório LABMIS (66 lugares)

Em 1983, nascia no MIS o Festival Vídeo Brasil, atual Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. Para o aniversário de 45 anos do MIS, foi preparada uma série de quatro programas, com curadoria de Solange Farkas, intitulada Videobrasil Geração 80, mostrando a produção desta década decisiva para a compreensão da história do vídeo brasileiro.

Programa 1

13h 

Do outro lado da sua casa, 1985 | 19’

Olhar Eletrônico, de Marcelo Machado, Fernando Meirelles, Paulo Morelli, Renato Barbieri

O mundo no ar, 1987 | 21’39”

Olhar Eletrônico, de Fernando Meirelles, Marcelo Tas

Programa 2

14h 

Heróis da decadên(s)ia, 1987 | 35’19’’

TVDO, Tadeu Jungle, Walter Silveira

Duelo dos deuses, 1988 | 21’19’’

Conecta Vídeo, Pedro Vieira

Programa 3 

15h 

Reencontro, 1984 | 7’

Rafael França

Mentiras e humilhações, 1988 | 3’54’’

Eder Santos

Kátia Flávia, a Godiva do Irajá, 1987 | 4’

Sandra Kogut, Roberto Berliner

Temporada de caça, 1988 | 25’

Rita Moreira

Programa 4 

16h 

Pivete, 1987 | 05’40’’

Julia Meirelles e Lucila Meirelles

Amigo urso, 1985 | 11’40’’

TV Viva, Cláudio Barroso, Claudio Ferrario, Eduardo Homem

A paixão segundo Bruce, 1989 | 16’50’’

Luiz Duva

E o Zé Reinaldo, continua nadando?, 1989 | 14’03’’

Adriano Goldman, Hugo Prata

MOSTRA FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO

Local Auditório LABMIS (66 lugares)

Lançado em 1990 no MIS, o Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo preparou para esta comemoração uma seleção especial de curtas que integraram a programação ao longo desses anos. Serão dois programas: uma seleção infantil com curadoria de Christian Saghaard e outra adulta com curadoria de Zita Carvalhosa.

Programa 1 Infantil, Curadoria Christian Saghaard

Horário 12h

A mula teimosa e o controle remoto |Dir: Helio Villela, 15 min, 2010, BR, (SP)

O fim do recreio |Dir: Vinicius Mazzon e Nélio Spréa, 17 min, 2011, BR (PR)

O nordestino e o toque da lamparina |Dir: ítalo Maia, 8 min, 1998, BR, CE

O ovo do sol (The Sunshine Egg) | Dir: Michael Haas , 7 min, 2013, Alemanha

5 metros e 80 centímetros (5 METTRES 80) | Dir: Nicolas Deveaux, 5 min, França, 2013

Meu foguete | Dir: Marcelo Bala, Andrea Pesek, 3 min, 2013, BR (SP)

Programa 2 Adulto, Curadoria Zita Carvalhosa

Horário 17h

Meu Amigo Nietzche | Dir: Fáuston da Silva, 2012, Brasil

Saba | Dir:  Gregorio Graziosi, Thereza Menezes, 2006, Brasil

A Onda Traz, O vento leva | Dir: Gabriel Mascaro, 2010, Brasil

Linear | Dir: Amir Admoni, 2012, Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *