Uma obra de arte no Iguatemi: o relógio d’agua

O Shopping Iguatemi, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, além de ser o primeiro do Brasil, possui outra curiosidade sensacional. Logo na entrada do centro comercial é possível observar uma linda estrutura, com líquido verde e tubos transparentes, que rouba a cena daquela praça. Confesso que, apesar de andar muito pela cidade, nunca havia reparado nessa verdadeira obra de arte. 

Com 8,5 metros de altura, 250 litros de fluido e 120 metros de vidro, o relógio de água, como é popularmente conhecido, está por lá desde 1982 e se tornou uma das principais atrações do local. Ele é extremamente agradável de se observar, com discos para contar os minutos e globos para marcar as horas. O mecanismo foi criado pelo físico francês Bernard Gitton e, apenas para curiosidade, existem peças parecidas em outras cidades do mundo, como Berlim, Osaka, Paris e Porto Alegre.

Se você ler esse texto e se lembrar, tente chegar perto de alguma hora “cheia”, como 14h 00, 15h 00 ou algo assim. Será possível ver a transferência de todo o líquido dos discos (dos minutos) para os globos (das horas). Infelizmente eu cheguei logo após às 14 hrs, mas tive a paciência de ver o enchimento de alguns minutos. É hipnotizante. Está nos meus planos aparecer por lá e ver a transferência completa para os globos. Divirtam-se!

Referências: https://vejasp.abril.com.br/cultura-lazer/relogio-agua-shopping-iguatemi-bernard-gitton/
https://iguatemi.com.br/saopaulo/blog/conheca-o-nosso-relogio-dagua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *