As Curiosidades Das Ruas Com Datas em SP

Diversas ruas, em vários distritos diferentes, possuem alcunhas com datas, como: 11 de junho, 23 de maio, 15 de novembro, etc. Para começar a esclarecer esses logradouros, clippamos alguns dos significados dessas vias. Divirtam-se!

Avenida Onze de Junho (Saúde): Foi em 11 de junho de 1865 que as Forças Navais Brasileiras, empenhadas na campanha contra o ditador do Paraguai, obtiveram a grande vitória do Riachuelo. Aí surgiram aureolados de glória os nomes de Barroso, Marcilio Dias, Pedro Afonso, Greenhanlg, dentre as duas centenas de heróis que perdemos nesse célebre combate naval.

Avenida 23 de maio (Centro): Sua alcunha, 23 de maio, é uma grande homenagem da cidade ao dia em que os quatro estudantes, MMDC (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo), se tornaram vítimas da Revolução Constitucionalista de 1932.

Rua 24 de maio (Consolação) : O nome desta rua relembra um episódio da Guerra do Paraguai (1864-1870) ocorrido no dia 24 de Maio de 1866. Esse episódio ficou conhecido como “Batalha do Tuiuti” e foi considerada a mais sangrenta do conflito.

Praça Quinze de Outubro (Tatuapé) : Nome homenageia os professores do Brasil.

Avenida 24 de fevereiro (Penha): Foi a data de início da revolta de Manoel Backman no Estado do Maranhão em 1684.

Rua 25 de fevereiro (Tucuruvi): Data da aclamação do marechal Manuel Deodoro da Fonseca como presidente da República dos Estados Unidos do Brasil.

Avenida 21 de setembro (Ermelino Matarazzo): No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, em função da véspera da primavera.

Rua 22 de abril (Itaquera): Vinte e Dois de Abril é comemorado o Dia do Descobrimento do Brasil, em 1500. 

Rua 29 de abril (Vila Prudente): Data que relembra uma vitória para os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, pois foi um dos feitos mais notáveis da campanha em terras da Itália, ao Sul de Parma.

Rua 7 de abril (Consolação): O nome 7 de Abril foi sugerido pela primeira vez no dia 04/05/1831 pelo vereador Cândido Gonçalves Gomide para “perpetuar-se a memória da gloriosa vitória conseguida no Rio de Janeiro pelo povo contra o poder injusto e iníquo, vitória que libertou a pátria do pesado jugo que a oprimia “. Referia-se ele à Abdicação de D. Pedro I ao trono brasileiro que, naquela época, foi considerada como a segunda Independência do Brasil.

Rua XV de Novembro (Sé): Lembrando a Proclamação da República.

Rua 22 de agosto (Santana): Comemorado o dia do folclore.

Fonte: Dicionário de Ruas – Prefeitura de SP

Veja também

3 comentários em “As Curiosidades Das Ruas Com Datas em SP

  • 23 de agosto de 2017 a 14:51
    Permalink

    Faltou 3 de dezembro. E a 25 de março? Que tal, para SPemfoco, 9 de julho? Olha a dedicação sendo desmerecida…

    Responder
    • 23 de agosto de 2017 a 16:25
      Permalink

      Não era a minha pretensão colocar todas as ruas com datas de uma só vez.

      O 9 de julho, por exemplo, tem um especial de mais de 10 páginas dentro site. A 25 de março também. Dedicação ao portal e a história da cidade são sentimentos que não faltam ao meu projeto que, inclusive, toco sozinho.

      De toda forma, obrigado pelo comentário.

      Responder
      • 23 de agosto de 2017 a 17:01
        Permalink

        Obrigada pelo retorno. Meu comentário foi pelo destaque que essas datas citadas tem na vida de um paulistano. Mas, valeu pelo trabalho.

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d blogueiros gostam disto: