Você Sabe Qual a Relação de SP Com o Dia Da Criança?

Uma das datas mais esperadas por parte de todas as nossas crianças é, sem dúvida, o dia 12 de outubro. Essa data, entretanto, tem em suas comemorações várias influências que, aparentemente, estão soltas e, por incrível que pareça, ela tem uma boa contribuição de uma empresa de São Paulo para se consolidar.

Não há duvidas de que, mais do que uma comemoração, a efeméride é uma data comercial de grande porte, rendendo fortunas aos fabricantes de brinquedos. Entretanto, essa comemoração foi instituída, em 1924, pelo deputado federal carioca Galdino do Valle Filho que contou com a sanção do então presidente, Arthur Bernardes, para aprovar esse projeto. E, segundo várias fontes confiáveis, como a Mundo Estranho, o dia foi escolhido em homenagem à descoberta da América feita por Cristóvão Colombo, que aconteceu em 12 de outubro.

Galdino
Galdino do Valle Filho

Durante muitos e muitos anos o continente foi chamado de “Continente-criança” por ser o mais novo de todos na questão histórica. Em outros países, os pequenos comemoram em diferentes datas: na Índia é em novembro, em Portugal em junho e no Japão em maio. Mundialmente falando, é mais comum que os países comemorem o Dia das Crianças no dia 20 de novembro – data oficial estipulada pela Organização das Nações Unidas.

Mesmo com todas essas formalidades o Dia das Crianças se tornou uma febre a partir do meio da década de 50 e começo da década de 60 quando, a Estrela, empresa fundada na ZL da cidade, fez uma promoção com a Johnson & Johnson para lançar uma boneca chamada “Bebê Robusto”.

estrela 1

Em uma entrevista ao portal da Globo, Carlos Tilkian, então presidente da empresa, chegou a dizer que: “A Estrela começou a usar o tema Dia das Crianças para vender a linha de bebês. Essa linha chamava Bebê Robusto porque o padrão de beleza era diferente naquela época. Toda a nossa linha de bebês era mais gordinha, o que era sinônimo de saúde e beleza”.

O sucesso de vendas foi tão grande que no ano seguinte outras empresas se mobilizaram na mesma data com promoções de artigos infantis. A partir de então, esse dia, que passava despercebido por todas as crianças, passou a ser uma comemoração obrigatória, elevando o valor comercial da data.

Referências: http://www.novafriburgoagora.com.br/noticia-detalhes/dia-12-e-o-dia-das-criancas-voce-sabia-que-a-data-foi-instituida-por-galdino-do-valle-filho-369.html

http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/qual-e-a-origem-do-dia-da-crianca/

http://www.correiodopantanal.com.br/qual-e-a-origem-do-dia-da-crianca/

http://brasilescola.uol.com.br/dia-das-criancas/o-dia-crianca-no-mundo.htm

http://www.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/39462-voce-sabe-qual-e-a-origem-do-dia-das-criancas-.htm

http://g1.globo.com/dia-das-criancas/2011/noticia/2011/10/empresa-que-popularizou-dia-das-criancas-recorre-china-para-viver.html

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d blogueiros gostam disto: