São Paulo recebe exposição em comemoração ao Presidente Kennedy

Exposições

A cidade de São Paulo, no próximo dia 10, receberá uma nova exposição em alusão à vida, obra e realizações do Presidente John F. Kennedy. Abrigada no Centro Binacional Alumni Jardins, as imagens estarão disponíveis até o dia 10 de agosto. Com o nome de “Visionário Americano: vida e época de John F. Kennedy” o material é constituído de imagens selecionadas diretamente da Biblioteca Presidencial John F. Kennedy, da Biblioteca da Fundação John F. Kennedy, Imagens Getty, acervo privado e arquivos da Família Kennedy.

A exposição é uma das coleções de fotografias do Kennedy mais pesquisadas, já reunidas. “Visionário Americano” é baseada no livro JFK: A Vision for America (“JFK: uma visão para América”). A riqueza de imagens da vida de Kennedy é coincidente com a era de ouro do fotojornalismo norte americano.

Vários momentos de sua vida foram largamente documentados, como: sua primeira candidatura ao Congresso como um herói de guerra condecorado em 1946; o seu casamento de conto de fadas com Jacqueline Bouvier em 1953, sua corrida presidencial à Casa Branca em 1960 e sua atuação como Comandante Chefe, até a sua trágica morte em Dallas em 1963.

Fotógrafos documentaristas como Ed Clark, Ralph Crane, Philippe Halsman, Jacques Lowe, Steve Schapiro e Sam Vestal capturaram o otimismo e desafios do início dos anos de 1960 em algumas das melhores e mais vívidas imagens da época. Alguns dos fotógrafos na amostra são icônicos; outros nunca publicaram.

A exposição foi organizada por Lawrence Schiller das Produções Wiener Schiller, e também está viajando pelos museus nos Estados Unidos. Começou pelo Museu Smithsonian de Arte Americana em Washington DC em maio de 2017, e na Sociedade Histórica de Nova Iorque no final de junho de 2017. Até 2019, faz tour pelos museus da América e Bibliotecas Presidenciais.

A Associação Alumni Centro Binacional Brasil-Estados Unidos, recepciona a mostra em São Paulo, no ano de comemoração ao centenário do presidente.

“Ter a oportunidade de recepcionar uma coleção de fotografias sobre o legado do Presidente Kennedy significa oferecer, aos seus alunos e ao público em geral, a chance de contato com fatos históricos relevantes e marcantes para os cidadãos norte-americanos, como forma abrangente de contato com o idioma e a cultura daquele país”, explica a diretora acadêmica Silvia H. R. Demetrio Correa. Da capital, a exposição segue para Franca, no interior do estado de São Paulo.

Serviço

Exposição fotográfica: “Visionário Americano: vida e época de John F. Kennedy”

Data: 10 de julho a 10 de agosto.

Horário: das 11:00 às 20:00.

Endereço: ALUMNI – Centro Binacional Brasil-Estados Unidos

Rua Padre João Manuel, 319 – São Paulo.

ENTRADA GRATUITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *