Sesc Itaquera Realiza Evento Com Iniciativas Sustentáveis

O Sesc Itaquera realiza a primeira edição do “Primaveras Periféricas”, evento que convida pessoas, organizações e coletivos cujas experiências  transformaram e ressignificaram o seu território. O tema de 2017, “Florescer nas Margens,”surgiu da ideia de valorizar aquilo que está na margem, espaço historicamente reservado para populações excluídas no processo de crescimento urbano e que se tornaram vulneráveis do ponto de vista econômico, político e social.

Durante dez dias de evento, o público participará gratuitamente de uma feira de iniciativas inspiradoras e transformadoras da realidade do território, bate-papo com com Sergio Vaz, Heitor Frugoli e mediação de Márcio Macedo de como surgiram os movimentos e iniciativas socioambientais nas periferias das grandes cidades, poderá assistir gratuitamente aos shows do Rashid e Aláfia além de espetáculos como Grajaú Conta Dandaras, Grajaú Conta Zumbis.

IMG_5606Montagem Primaveras Periféricas ft Junior Pacheco

Inserido em uma Área de Proteção Ambiental, um remanescente de Mata Atlântica na Zona Leste, o Sesc Itaquera é também uma margem da sua cidade. “Florescer na Margem” é metáfora da época do ano em que as árvores florescem e também das lutas e resistências aos estigmas que recaem sobre as periferias e grupos sociais marginalizados, renovando o sentido de viver e habitar este espaço. Como parte da sua vocação em projetos e ações socioambientais, o Sesc Itaquera realiza o Primaveras Periféricas na busca por estimular modos de vida sustentáveis, aglutinando diferentes perfis de públicos em torno de temas que se relacionam com a qualidade de vida das pessoas na cidade.

Entendendo as Primaveras

Os espaços naturais são também criação simbólica da cultura e a Primavera, um dos momentos de transição da posição da terra em relação ao sol, é incorporada e associada como tempo de renovação, transformação intensa e florescimento.

Os momentos de transformação histórica em que diferentes grupos de pessoas se organizam de forma autônoma em torno de uma causa e produzem contextos históricos, ou espíritos de uma época, tem sido entendidos e nomeados como “Primaveras”.

Assim, Primavera ganha uma nova definição: um sinônimo de movimentos em favor das pessoas, da liberdade e do bem estar social, que se conecta poeticamente à definição clássica de momento do ano em que as flores surgem.

Destaques da programação

De 2 a 10/9. Sábados, das 14h às 20h e domingos e feriados, das 10h às 17h – Exposição na Feira.

Exposição de em formato de feira de iniciativas, organizações, instituições, coletivos, ONGs e empresas que atuam com questões socioambientais no território urbano. Para o ano de 2017 foram convidados 14 expositoresque possuem iniciativas inspiradoras e transformadoras da realidade do território.

Local: Área de Convivência e Jardim de Inverno

Livre

Grátis

Dia 2/9. Sábado, das 15h às 16h30 – Bate-papo: Florescer na Margem, com Sergio Vaz, Heitor Frugoli e mediação de Márcio Macedo.

Os convidados irão trocar experiências de como surgiram os movimentos e iniciativas socioambientais nas periferias das grandes cidades, suas estratégias de mobilização e captação de recursos, possibilidades de alcance dos resultados de projetos, quais os impactos das transformações no território a partir da implementação dessas ideias e como isso contribui para a valorização dos movimentos periféricos no sentido de conferir identidade e legitimidade às ações.

Local: Área de Convivência

Livre

Grátis

Dia 2/9. Sábado, das 19h30 às 21h – Show: Rashid – A Coragem da Luz Participação Black Alien

O rapper paulista apresenta o show do primeiro álbum da carreira, o

elogiado “A Coragem da Luz”. Acompanhado por DJ Mr Brown, Renato Taimes (guitarra), Jhow Produz (bateria), Weslei Rodrigo (baixo) e Godô (backing vocal), Rashid mostra um repertório composto de sonoridades diversas e outrosgêneros além do rap. O show conta com as músicas do álbum e com os principais sucessos da carreira do rapper, que tem 4mixtapes e 2 EPs e vários singles lançados desde 2010.

Local: Praça de Eventos

Livre

Grátis

Dia 7/9. Quinta, das 15h às 17h30 – Teatro: Grajaú Conta Dandaras, Grajaú Conta Zumbis

Narradores, catadores de histórias, andarilhos das vielas, chegam da rua para contar histórias e narrativas do Grajaú. Dandaras e Zumbis da periferia de São Paulo. Grajaú que pulsa vida, calor, bares, varais, poesia. Cenas que vão do despencar das estruturas machistas, cenas de cebola, mães solos, mulheres pretas que se acolhem, meninos pretinhos que nadam na represa, travestis, pássaros e voos. As Dandaras e Zumbis que foram escondidos da história, empurrados para beira da cidade fazedores de potência nas margens da sociedade.

A Cia. Humbalada de Teatro, grupo formado em 2004, tendo sempre a comédia como forma de expressão, criou diversos espetáculos que buscam no humor uma maneira de repensar a sociedade. Realizaram durante 10 anos pesquisas intensas sobre as máscaras da comédia buscando uma formação para os atores da Cia. por meio da commediadell’arte, da máscara neutra, do bufão e do palhaço. Além de conquistarem importantes apoios públicos como o Programa VAI, ProAC, Teatros Distritais, PROART, FOMENTO, participações em festivais, o grupo apresentou em teatros públicos de São Paulo e circulou em cidades como Atibaia, Serra Negra, São Vicente, Sumaré, Birigui e Araçatuba.

Local: Sala de Múltiplo Uso 2

16 anos

Grátis

Dia 9/9. Sábado, das 19h30 às 21h – Show: Aláfia SP não é sopa, na beirada esquenta

Após pouco mais de um ano desde “Corpura”, o Aláfia (‘caminhos abertos’ em iorubá) lança “SP não é sopa, na beirada esquenta”. Com 11 faixas, o novo disco – produzido e dirigido por Eduardo Brechó – é trilha sonora para a megalópole e conta com a participação de vários artistas locais.

Local: Praça de Eventos

Livre

Grátis

Confira aqui a programação completa do evento.

Serviço:

Sesc Itaquera – Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera. São Paulo/SP

Funcionamento da unidade: De quarta a domingo, das 9h às 17h.
Acesso à unidade: Grátis
Estacionamento: R$ 12,00 (credencial plena) e R$ 24,00 (demais frequentadores).
Telefone para informações: (11) 2523 9200

sescsp.org.br/itaquera
facebook.com/sesc.itaquera
twitter.com/sescitaquera

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d blogueiros gostam disto: