O primeiro shopping center de São Paulo: o Iguatemi

O Shopping Iguatemi São Paulo foi o primeiro empreendimento comercial desse tipo construído no Brasil. Sua inauguração se deu em novembro de 1966 e o prédio foi erguido no terreno de uma chácara da família Matarazzo. Essa chácara ficava em um trecho da Rua Iguatemi, essa a razão do seu nome, que anos mais tarde foi transformado na Avenida Faria Lima. A ideia de construir um centro comercial dessa maneira foi de Alfredo Mathias, que vendia cotas aos interessados em churrascos promovidos no próprio canteiro de obras. Quando foi inaugurado, os consumidores paulistanos não acreditavam que esse modelo de negócio daria certo. A moda, na época, era fazer compras e andar com suas melhores roupas e jóias pelas butiques da Rua Augusta.

Dessa forma, os empresários não se empolgaram muito em investir no novo Shopping Center. A visão empreendedora da época não conseguia enxergar os consumidores caminhando até as “lojas dos fundos” de um shopping center. Mesmo enfrentando todas essas desconfianças, o negócio saiu e, no dia de sua inauguração, ocorreu um show com ícones da MPB, entre eles Chico Buarque, Nara Leão e Eliana Pittman. O evento reuniu  cerca de 5 mil visitantes curiosos para saber do que se tratava o novo empreendimento. Vale aqui uma curiosidade, de que um comerciante em especial, o cearense Diogo Gadelha, foi um dos poucos que acreditou na ideia do shopping.

Inauguração do Shopping Iguatemi
Inauguração do Shopping Iguatemi

Ele investiu tudo que pôde em cotas de empreendimento e chegou a deter 11% das ações do Iguatemi, atrás apenas da família Jereissati, que estão no comando desde 1978. Com o passar do tempo ele vendeu suas ações para essa família que detém, hoje, 53%  das ações do shopping. O desenho de sua construção também merece destaque. Privilegiar luz e ventilação naturais é um dos objetivos do projeto arquitetônico. Além de esteticamente interessantes, as rampas do shopping foram um meio de integrar o térreo ao 1º piso – e, assim, deixar tudo mais arejado.

Shopping Iguatemi em 1980. Foto de Pedro Martinelli
Shopping Iguatemi em 1980. Foto de Pedro Martinelli

O ambiente nesse espaço, cujo pé-direito no ponto mais alto chega a 18 metros, lembra o de uma rua arborizada. Nos demais andares, construídos depois, reina o ar condicionado. Além disso, logo na sua entrada, há um lindo relógio d’água que chama atenção de seus visitantes e se tornou tema de mais um artigo aqui da SP In Foco.

3 comentários em “O primeiro shopping center de São Paulo: o Iguatemi

  • 6 de novembro de 2018 em 22:11
    Permalink

    Qual foi empresa de segurança que prestava serviço no shopping nessa época em 1966.

    Resposta
  • 11 de junho de 2019 em 05:38
    Permalink

    Trabalhava, nessa época, na JMM, a agência que fez o lançamento do shopping. O estrategista da operação foi o Cid Pacheco, pioneiro expert nesse ramo. O representante da JMM em SP – a agência tinha sede no Rio – era o Tom Eisenlhor. Vim à SP trazer material para o lançamento. Me lembro de uma reunião com o velho Mathias, um senhor exigente e detalhista.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *