O primeiro shopping center de São Paulo: o Iguatemi

O Shopping Iguatemi São Paulo foi o primeiro empreendimento comercial desse tipo construído no Brasil. Sua inauguração se deu em novembro de 1966 e o prédio foi erguido no terreno de uma chácara da família Matarazzo. Essa chácara ficava em um trecho da Rua Iguatemi, essa a razão do seu nome, que anos mais tarde foi transformado na Avenida Faria Lima. A ideia de construir um centro comercial dessa maneira foi de Alfredo Mathias, que vendia cotas aos interessados em churrascos promovidos no próprio canteiro de obras. Quando foi inaugurado, os consumidores paulistanos não acreditavam que esse modelo de negócio daria certo. A moda, na época, era fazer compras e andar com suas melhores roupas e jóias pelas butiques da Rua Augusta.

Dessa forma, os empresários não se empolgaram muito em investir no novo Shopping Center. A visão empreendedora da época não conseguia enxergar os consumidores caminhando até as “lojas dos fundos” de um shopping center. Mesmo enfrentando todas essas desconfianças, o negócio saiu e, no dia de sua inauguração, ocorreu um show com ícones da MPB, entre eles Chico Buarque, Nara Leão e Eliana Pittman. O evento reuniu  cerca de 5 mil visitantes curiosos para saber do que se tratava o novo empreendimento. Vale aqui uma curiosidade, de que um comerciante em especial, o cearense Diogo Gadelha, foi um dos poucos que acreditou na ideia do shopping.

Inauguração do Shopping Iguatemi
Inauguração do Shopping Iguatemi

Ele investiu tudo que pôde em cotas de empreendimento e chegou a deter 11% das ações do Iguatemi, atrás apenas da família Jereissati, que estão no comando desde 1978. Com o passar do tempo ele vendeu suas ações para essa família que detém, hoje, 53%  das ações do shopping. O desenho de sua construção também merece destaque. Privilegiar luz e ventilação naturais é um dos objetivos do projeto arquitetônico. Além de esteticamente interessantes, as rampas do shopping foram um meio de integrar o térreo ao 1º piso – e, assim, deixar tudo mais arejado.

Shopping Iguatemi em 1980. Foto de Pedro Martinelli
Shopping Iguatemi em 1980. Foto de Pedro Martinelli

O ambiente nesse espaço, cujo pé-direito no ponto mais alto chega a 18 metros, lembra o de uma rua arborizada. Nos demais andares, construídos depois, reina o ar condicionado. Além disso, logo na sua entrada, há um lindo relógio d’água que chama atenção de seus visitantes e se tornou tema de mais um artigo aqui da SP In Foco.

15 thoughts on “O primeiro shopping center de São Paulo: o Iguatemi

  • 6 de novembro de 2018 em 22:11
    Permalink

    Qual foi empresa de segurança que prestava serviço no shopping nessa época em 1966.

    Resposta
  • 11 de junho de 2019 em 05:38
    Permalink

    Trabalhava, nessa época, na JMM, a agência que fez o lançamento do shopping. O estrategista da operação foi o Cid Pacheco, pioneiro expert nesse ramo. O representante da JMM em SP – a agência tinha sede no Rio – era o Tom Eisenlhor. Vim à SP trazer material para o lançamento. Me lembro de uma reunião com o velho Mathias, um senhor exigente e detalhista.

    Resposta
  • 13 de agosto de 2019 em 00:46
    Permalink

    Fui office-boy da Construtora Alfredo Mathias. Período 26/10/1970 até 31/03/1972. Bons tempos! A empresa tinha sua sede no último andar e tb no terraço do edifício Conde de Prates na Libero Badaró, 293 e frente tb para o Vale do Anhangabaú, 226. A construtora dividia o espaço com a Keralux, fábrica de azulejos, do mesmo grupo e comandada pelo irmão do Alfredo, o Sr. Jorge Mathias. A diretora do grupo era a Sra. Elisabete Wiesenthall. Só a construtora tinha 3000 operários espalhados por diversas obras nesse período, incluindo 3 grandes edifícios residenciais ao fundo do shopping Iguatemi.

    Resposta
    • 2 de dezembro de 2020 em 21:53
      Permalink

      Fui Office Boi na M.A Obras que era Subsidiaria da Construtora Alfredo Mathias em 1980 lá era o Departamento pessoal e contábil da Construtora fica na na Avenida Santo Amaro nº2948 e no mesmo ano fui transferido para a empresa Jorge Mathias Shopping Centers com o Dr Jorge Mathias pois a Construtora já não ia bem das pernas lá fui auxiliar de escritório por algum tempo o administrador era o Sr Brighenti o contador e tinha a outra empresa a Segurança Imobiliária que ficava no 32º andar do edifício Conde de Prates aonde o Administrador nos anos s 80 era o Osvaldo Augusto Ferreirinha e trabalha lá até hoje com seus oitenta e poucos anos, e hoje no ano de 2020 ele o Ferreirinha ainda é o sindico do Conde de Prates, bons tempos aonde iniciei minha vida no trabalho e agradeço a todos pelo conhecimento e conheci também o Dr. Cesário Mathias que fazia parte da família ele era médico.
      E nos anos 80 a Construtora já andava no vermelho e o ultimo empreendimento da Jorge Mathias foi o Shopping Center Norte que pertence a família Otto Baumgart da Vedacit eu era o leva e trás dos documentos na época da pré venda do Shopping Center Norte, e em 1981 pedi demissão ao Dr Jorge Mathias vim embora para Brasília aonde moro e trabalho no serviço publico até os dias de hoje.

      Resposta
    • 2 de dezembro de 2020 em 21:56
      Permalink

      O Escritório do Dr Jorge Mathias ficava em frente ao shopping Iguatemi no prédio do Banco Itáu no 4º andar até hoje a empresa existe com um gestor dos bens e empresas que restaram.

      Resposta
  • 13 de agosto de 2019 em 05:35
    Permalink

    Eu trabalhei nesse Shopping desde a inauguração a loja que trabalhava se chamava Casa Valentim, era muito chique, roupas só para bebês, espetáculo de roupas eram lindas. Ama trabalhar nesta loja.

    Resposta
  • 21 de setembro de 2019 em 20:26
    Permalink

    O primeiro shopping do Brasil foi inaugurado no bairro do Meier no Rio de Janeiro, em 1963 .

    Resposta
  • 29 de maio de 2020 em 17:13
    Permalink

    Quando a Loja ULTRALAR do Grupo ULTRAGAZ inaugurou sua loja no piso térreo onde hoje é um Supermercado eu fui o seu 1º Gerente. Meu concorrente no lado oposto era a gigante Sears. Os clientes eram muito poucos, comprar em Shopping Center era uma novidade. Para atingir meus objetivos criamos nessa loja uma equipe de vendas externas que naquela época era muito comum. Venda porta a porta, foi o que ajudou a loja atingir seu faturamento. Com o passar do tempo os clientes começaram a se acostumar e acabou se tornando uma “máquina de vendas” esse novo conceito comercial.

    Resposta
  • 1 de junho de 2020 em 09:07
    Permalink

    Cheguei em São Paulo em 1975 e frequentava o Shopping Iguatemi. Ia ao cinema.

    Resposta
  • 24 de dezembro de 2020 em 14:03
    Permalink

    O primeiro Shopping foi realmente o Shopping Center da Lapa, que nem existe mais.

    Resposta
  • 28 de dezembro de 2020 em 13:47
    Permalink

    O primeiro shopping da America Latina foi o Centro Comercial do Boqueirão em Santos, aberto em 1965. Esta matéria está errada. Ricardo Rodrigues.

    Resposta
    • 29 de dezembro de 2020 em 12:18
      Permalink

      Não está errada. 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *