A “Suástica” Em SP – A Curiosa História do Símbolo da Shell

Para entender um pouco mais sobre o título da matéria que elaboramos, vamos voltar um pouco no tempo e conhecer um pouco da história petrolífera brasileira. A primeira multinacional a trabalhar com derivados do recurso no Brasil foi a Standard Oil Company of Brazil, anos depois a Esso Brasileira do Petróleo Limitada.

Suas atividades começaram em 17 de janeiro de 1912 com a autorização do Marechal Hermes da Fonseca, então presidente do país. Um ano depois, a The Anglo Mexican Petroleum Products Company Limited, atual Shell, também veio para o nosso território através do Decreto 10.168 do mesmo presidente.

Nesse período da nossa história, éramos um pouco mais de 22 milhões de habitantes e a nossa frota de veículos era de 3.000, todos importados. Apesar disso, o consumo de gasolina, lubrificantes e óleos crescia. Com essa necessidade, o mercado foi se abrindo e a concorrência aumentando.

E essa foto da Serra do Mar, com  uma "suástica" em 1929? Curioso, não?
E essa foto da Serra do Mar, com uma “suástica” em 1929? Curioso, não?

No dia 5 de maio de 1914, a Anglo-Mexican  inaugurou seu primeiro depósito no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, capital do país. Assim, era o momento de começar a propagar a marca da nova empresa.

No dia 18 de abril de 1920, em vários jornais do Brasil, inclusive os de São Paulo, surgiu a primeira publicação.

18-de-abril-de-1920-suastica-sp

A segunda veio no dia 22 do mesmo mês, explicando o símbolo.

22-de-abril-1920-suastica-sp

E, por fim, no dia 27, já no fim do mês, a publicidade final foi revelada.

27-de-abril-de-1920-suastica-sp

Tratava-se do emblema da petrolífera atualmente conhecida como Shell. Apesar do símbolo ser diferente do nazista, não dá para esconder a “similaridade”.

nao-confunda

A Anglo-Mexican não era simpatizante do nazismo e, afinal de contas, naquela época a suástica não era associada ao regime nazista alemão. Anos depois, com a crescente onda liderada por Hitler e seu símbolo parecido, a empresa resolveu mudar. Em 1933, a empresa voltou aos principais veículo de comunicação do país anunciando seu novo símbolo: a internacionalmente famosa concha.

30dez1933-shell

Referência: http://www.cafecomgalo.com.br/a-suastica-como-logo/

http://www.saopauloantiga.com.br/a-suastica-em-sao-paulo-antes-dos-nazistas/

4 comentários em “A “Suástica” Em SP – A Curiosa História do Símbolo da Shell

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *