Centro Cultural Banco do Brasil Recebe Exposição de Pablo Picasso

Já está acontecendo uma belíssima exposição, no centro da cidade, com o título de: “Picasso e a Modernidade Espanhola”, com as obras da Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia.

Com a curadoria de Eugenio Carmona, a mostra conta com cerca de 90 obras e pretende evidenciar a influência de Picasso na arte moderna espanhola, sempre mostrando sua sensibilidade artística.

A exposição faz referência ao percurso de Picasso como artista e como mito, até chegar à realização de Guernica; à sua relação com mestres da arte moderna espanhola, como Gris, Miró, Dalí, Domínguez e Tàpies, entre outros presentes na mostra; e a suas contribuições para uma noção de modernidade voltada para o tempo presente.

Picasso
Mulher sentada apoiada sobre os cotovelos (1939)
Pintura de Pablo Picasso
Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid

 

Essa oportunidade única só acontecerá graças à ajuda do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía e a Fundación Mapfre. Vale o destaque que a exposição é GRATUITA.

E uma novidade para os que tiverem que esperar na fila: o Centro Cultural Banco do Brasil contratou uma equipe educadores para realizar diversas atividades artísticas na área externa, enquanto os interessados aguardam para entrar no espaço da exposição.

O grande objetivo é realizar intervenções que tenham a ver com a mostra em cartaz. Assim, o público poderá ver e se distrair com personagens retratados nas obras do mestre Picasso e de outros pintores. Durante à espera, deve aparecer toureiros, dançarinas de flamenco e uma mulher de Picasso. Tudo isso para contar sua história.

A organização também se preocupou com os visitantes com problema de visão que, em algumas ocasiões, terão a oportunidade de tocar em algumas peças tridimensionais que simbolizam o cubismo.

Entre as atividades propostas, estarão: um Espelho Cubista, em que o visitante poderá se ver como uma obra da exposição; transparências gigantes, que permitem transportar obras de Picasso para o cenário do centro de São Paulo e jogos em que as crianças precisarão buscar peças que formam quadros do artista.

(UPDATE) Outra novidade da organização fica por conta da possibilidade das pessoas que estão na fila poderem doar sangue enquanto esperam.

A ação, chamada Fila Solidária, assinada pela agência Leo Burnett Tailor Made, é uma parceria entre o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo e o hemocentro Clube Sangue Bom .

Doação Fila Solidária

O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Álvares Penteado, 112 e funciona de quarta a segunda, das 9h às 21h. A exposição ficará disponível a todos os interessados até o dia 08 de junho. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *