O Homem Que Moldou São Paulo – Fábio da Silva Prado

História de São Paulo Prefeitos de São Paulo

Um dos grandes prefeitos que ajudou a dar a cara da cidade que conhecemos hoje foi Fábio da Silva Prado. O engenheiro foi o décimo nono prefeito da nossa cidade e, apesar de não ser um nome muito conhecido atualmente, todos nós nos beneficiamos, de alguma maneira, pelas obras realizadas sob seu governo. São de sua autoria: o começo das obras do Pacaembu, as alterações no Viaduto do Chá, a conclusão dos túneis sob a Avenida Paulista e o começo das obras do Parque do Ibirapuera.

Além dessas grandes realizações à frente da Prefeitura, Prado deixou outra herança valiosa e, que anos mais tarde, viraria um patrimônio cultural da nossa cidade: o casarão de 8.000 m²  na Avenida Faria Lima. Ali, ele viveu por 18 anos com sua esposa, Renata Crespi da Silva Prado e que, hoje, é a sede do Museu da Casa Brasileira.

Vista Posterior do Solar de Fábio Prado, em foto tirada do jardim, em 1950.
Vista Posterior do Solar de Fábio Prado, em foto tirada do jardim, em 1950.

Fábio da Silva Prado foi o responsável por “preparar” São Paulo para a transição do transporte sobre trilhos para  o  de ônibus e carros. Abrir novas vias, aumentar algumas já existentes e consolidar algumas delas fazem parte de sua grande contribuição.

Seu governo adiantou obras idealizadas por Francisco Prestes Maia que seria seu sucessor na prefeitura de São Paulo.  Além de executar novas obras, Prado era especialista em realizar obras deixadas de lado pelos seus antecessores.

Um exemplo de sua pró-atividade foi o piso de madeira do Viaduto do Chá. Desde a primeira década do século XX, engenheiros já discutiam a construção de uma nova estrutura para o viaduto, já que o piso de madeira do antigo estava muito deteriorado. Através de sua iniciativa, o projeto foi tocado para frente e a obra saiu do papel.

Além disso, ele foi um prefeito que se preocupou com o lazer da população. Em 1935, em uma medida inovadora, criou o primeiro Departamento de Cultura do município e convidou o escritor Mário de Andrade para dirigí-lo. E, para ampliar as opções de lazer nos bairros, fez quatro parques infantis: no centro, no Ipiranga, na Lapa e em Santo Amaro.

Tanto Fábio quanto Renata vinham de famílias ricas. Ele era sobrinho de Antônio Prado, prefeito de São Paulo entre 1899 e 1911, e neto de Martinho e Veridiana da Silva Prado. Ela, filha do industrial italiano Rodolfo Crespi. A mansão do Jardim Europa, decorada com peças de Victor Brecheret, Di Cavalcanti e Candido Portinari, vivia cheia de políticos, intelectuais e artistas. O prefeito Fábio da Silva Prado dá nome a uma avenida no bairro de Chácara Klabin, distrito de Vila Mariana, cidade de São Paulo. Ele faleceu no ano de 1963 fruto de causas desconhecidas.

1 thought on “O Homem Que Moldou São Paulo – Fábio da Silva Prado

  1. eu conheci pessol/e este casal era dono da Fazenda Santa Cruz……onde eu morei e meu pai trabalhou 30 anos ela é benfeitoraDa Maternidade e da Biblioteca Martinico Prado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *