O Bairro de Abertura da Copa – A História de Itaquera

História de São Paulo

A cidade de São Paulo é gigante. Tão grande a ponto de termos certas regiões que são menos “conhecidas” por nossos moradores. Uma dessas regiões é a região que recebeu a abertura da Copa do Mundo de 2014: Itaquera.

Com seu nome derivado do tupi-guarani, Itaquera quer dizer “pedra dura”. As primeiras referências sobre a região surgiram no ano de 1620 e o seu primeiro nome era “Roça Itaquera”, localizada próxima  a Aldeia de São Miguel.

No final do século XVII, a região passou a ser citada como povoamento de São Miguel e no final do século XVIII como território de integrante da Freguesia da Penha e, por último, como bairro do Distrito de São Miguel. Finalmente, em 1920, Itaquera se tornou distrito autônomo.

Em 1837, só existiam duas fazendas formando o bairro: Fazenda Caguaçu, que pertencia aos carmelitas do Rio de Janeiro e a Fazenda do Dr. Rodrigues Barreto. Após quatorze anos, as fazendas foram divididas em lotes e vendidas, os compradores fizeram algumas casas e construíram uma capela em louvor à Santa Ana, surgindo assim a Vila Santana.

Primeira Agência dos Correios do bairro de Itaquera em 1950.
Primeira Agência dos Correios do bairro de Itaquera em 1950.

A Fazenda Caguaçu foi vendida à Companhia Carmozina, hoje Vila Carmosina. Foi aí que começou a povoação da região de Itaquera. Os moradores de Vila Carmosina ergueram uma capela em louvor à Nossa Senhora do Carmo, trazendo para a mesma uma pequena imagem (hoje, Matriz Nossa Senhora do Carmo). O primeiro vigário foi o Revmo. Pe. José Bibiano de Abreu, natural de São Paulo, que inaugurou a Matriz em 23 de dezembro de 1928.

Entretanto, Itaquera nasceu com a denominação de “Paragem de Itaquera”, quando o Padre José de Anchieta, por volta de 1556, fundou o núcleo catequético Ururai (S. Miguel Paulista), ordenando a seguir que se abrisse uma estrada em direção ao Caminho do Mar, atual Estrada da Caguaçu, Av. Pires do Rio, Estrada de São Miguel, Estrada de Itaquera, Estrada da Fazenda e daí em diante, com várias denominações em virtude de sua incorporação aos arruamentos por onde passa, ou seja, Estrada João XXIII, Estrada de Sapopemba, Etc.

A denominação de “Paragem” veio até o fim do século XIX, quando já estava dividida em duas fazendas: Caguaçu e Nossa Senhora do Carmo. A Estação ferroviária de Itaquera foi construída em 06 de novembro de 1875, por voluntários portugueses, húngaros e brasileiros. Sendo nesta época, o único meio de transporte que levava passageiros, cimento, cereais e bovino.

Atualmente,  a paisagem vegetal de Itaquera se resume na presença de campos limpos ou sujos com arbustos e restos de mata, excluindo as áreas agrícolas e áreas reflorestadas.Economicamente, Itaquera possui um comércio regular. O bairro conta com várias agências bancárias, hipermercados e até uma universidade particular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *