Você Sabia? O Maior Cafezal Urbano do BR está em São Paulo

Notícias

Dentro da cidade de São Paulo existe um espaço que não é muito lembrado, mas que merece destaque por ser um passeio gratuito e muito gostoso: o cafezal do Instituto Biológico.

Trata-se do maior cafezal urbano do Brasil e está em uma área de 10.000 m², contando com mais de 1.500 pés de café. Estima-se que a safra anual seja de 1 tonelada de grãos que, depois de processados, resultam em 500 kgs de café em pó, que são doados para instituições de caridade, como o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

De maneira geral, esse cafezal existe em SP graças aos Barões do Café. No século XIX eles precisavam que alguém estudasse maneiras de controlar as pragas que comiam seus cafezais e, para tanto, foi criado o Instituto Biológico. Anos depois, na década de 50, foram plantadas mais de 2 mil mudas da fruta para ajudar na memória da instituição e serventia na pesquisa científica.

Atualmente o cafezal recebe visita de turistas, estudantes e populares curiosos em conhecer uma plantação de café e aprender um pouco sobre seu plantio, cultivo e história.

SERVIÇO

Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252

Vila Mariana – CEP 04014-900 – São Paulo – SP

(11) 5087-1701

1 thought on “Você Sabia? O Maior Cafezal Urbano do BR está em São Paulo

  1. Trata-se de um museu natural do café produzido em solo bandeirante. Uma sala de aula para as novas gerações se sensibilizarem pela cultura agrícola do país, exportador de 1,8 bilhão de toneladas/ano de alimentos para sustento da humanidade. Não esquecendo que somos o maior produtor e exportador de proteína.
    Temos que nos envaidecer pela história e permanência do Instituto Biológico de São Paulo, matriz de pesquisadores e cientistas brasileiros, conhecido ao redor do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *