O Mais Alto Arranha-Céu do Brasil – O Mirante do Vale

Um dos mais altos edifícios do Brasil está localizado no centro da cidade de São Paulo. Pouco conhecido pela população, o Mirante do Vale é o maior prédio construído no país e, uma de suas curiosidades, foi ser construído em concreto e não e aço, como determinava a engenharia da época.

O projeto, que foi concebido pelo arquiteto Waldomiro Zarzur, teve sua construção iniciada nos anos 60 e demorou seis anos para ficar pronto. Quando foi inaugurado, o prédio era chamado de Palácio Zarzur & Kogan e, anos depois, em 1985, passou a se chamar Mirante do Vale. O prédio atualmente é o 198º arranha-céu mais alto do mundo, e o maior do Brasil, com 170 metros .

Edifício Mirante do Vale em 1967.
Edifício Mirante do Vale em 1967.

A unidade padrão tem 50 metros quadrados, com banheiro. No total, são 1.026 conjuntos usados por todo tipo de prestadores de serviços. Com exceção de açougue, lá tem tudo o que se pode imaginar.

Palácio W. Zarzur em construção
Palácio W. Zarzur em construção.

O edifício é tão grande, que pode ser visto da Torre do Banespa e também do Terraço Itália. Também pode ser observado de perto no Vale do Anhangabaú, Viaduto do Chá e no Viaduto Santa Ifigênia, este último bem de frente ao edifício.

Após a sua finalização o edifício teve a estrutura de concreto vazada no seu topo ocupada por grandes painéis luminosos de diversas marcas, como Fanta e Sharp, entre outras.

Por não ser muito conhecido pela população, muitas pessoas acham que o maior edifício de São Paulo é o Edifício Itália ou o prédio do Banespa.

O Mirante do Vale está localizado em um vale, e os outros dois estão localizados em áreas mais altas da cidade.

Antes de ser o mais do Brasil, o Banespa, inaugurado em 1947 por Adhemar de Barros quando era governador de São Paulo, foi durante mais de uma década o mais alto da cidade, até ser superado pelo Mirante do Vale, em 1960.

Viaduto Santa Ifigênia e o Mirante do Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *