Um dos mais antigos e tradicionais bairros de São Paulo, a Vila Prudente, tem sua história de consolidação iniciada no ano de 1829.

Por essa época, viveu um comerciante chamado João Pedroso, que era dono de grandes áreas do terreno que compreendem a atual Vila Prudente. Suas atividades, além do comércio, se restringiam à agricultura e ao pasto de animais. O terreno de Pedroso era gigantesco e correspondem, aos tempos atuais, às seguintes áreas: Vila Ema, Vila Diva, Vila Guarani, Vila Zelina, Vila Bela, Jardim Independência, Vila Alpina, Parque São Lucas, Parque Santa Madalena, Fazenda da Juta, Vila Industrial e Jardim Guairaca.

Com sua morte, seu herdeiro Antônio Pedroso e sua esposa Martinha Maria passaram a administrar os bens deixados pelo patriarca da família. Já nos anos de 1870, pouco mais da metade do que hoje são os bairros da Vila Prudente, Mooca e Belenzinho, pertenciam a Martinha Maria, já viúva.

Em mais 20 anos, ela vendeu suas terras, que eram conhecidas como Campo Grande, a três irmãos, imigrantes italianos, que transformariam o grande terreno em uma próspera vila industrial, a Fábrica de Chocolates e Confeitos Falchi, com loteamentos para moradia de operários.

A Fundação Oficial

A Vila Prudente surge no dia 4 de outubro de 1890, quando os irmãos Emídio, Panílio e Bernardino Falchi, compram as terras dos Pedroso e instalam a primeira indústria da região. Além desse empreendimento, os irmãos tinham a ideia de lotear e realizar outros negócios no terreno adquirido.

Assim, estava fundada a Vila Prudente, um novo bairro da zona leste de São Paulo. Contudo, na época, o empreendimento dos irmãos era vista como uma investida audaciosa para uma região pouco povoada e com uma mão de obra desqualificada. Mas o destino mostraria que os irmãos estavam certos.

O operariado da fábrica de chocolates foi constituído basicamente de imigrantes italianos, que vieram das regiões da Mooca, Ipiranga e Brás. Além disso, os irmãos promoviam mutirões para construção de moradias operárias no entorno da fábrica. Emprego e moradia, essa combinação fez com que se iniciasse um processo acelerado de povoamento da Vila Prudente.

A fábrica acabou impulsionando o desenvolvimento industrial e comercial da região. No início do século XX, depois da fábrica de chocolates, vieram outras importantes indústrias, como a Cerâmica Vila Prudente, a Indústria de Louças Zappi, a Manufatura de Chapéus Oriente e a Fábrica Paulista de Papel e Papelão. De uma região quase deserta do final do século XIX, a Vila Prudente se transformava em um grande polo industrial.

O então Presidente do Brasil, Prudente de Moraes, prestou apoio direto à iniciativa dos Falchi, e acabou sendo homenageado por eles que batizaram o nascente distrito de “Vila Prudente de Moraes”. Com a chegada das indústrias de papelão, cerâmica, louças e tecelagem, o sistema de transporte evoluiu, através dos ônibus e bondes, assim como os recursos de lazer.

Em 1923, Vila Prudente ganha autonomia política, pois até então era subordinada ao Ipiranga. Paralelamente ao desenvolvimento dos bairros, vão surgindo também os problemas característicos das grandes metrópoles, como a formação da Favela de Vila Prudente, em 1940, composta basicamente por migrantes e trabalhadores da construção civil.

Com a inauguração da então Administração Regional de Vila Prudente (AR/VP), em 1973, o acesso dos moradores locais ao poder público municipal fica facilitado.

Assim como outros bairros próximos, a Vila Prudente vai tomando aos poucos um novo fôlego para receber novos empreendimentos, e discute, através de suas lideranças, o que fazer com grandes vazios deixados pela saída de fábricas, a exemplo da Ford, que por muitos anos esteve ali presente, agora abrigando um Shopping Center, e da Linhas Corrente, adquirida por um grupo supermercadista.

3 Comments

  1. 1 -No comentário não foi citada a Industria Piacentini e a Fabrica de Cortiças 2- A Favela de Vila Prudente iniciou-se em 1948.
    3- Não foram citadas as construções de igrejas católicas e evangélicas. 4 – Enfim, faltou muito para ser um comentário que represente o bairro de Vila Prudente.

  2. A história da urbanização de Vila Prudente é bastante divulgada e conhecida, porém, a história do bairro de Vila Bela localizado no Distrito de Vila Prudente, ainda é bastante desconhecida. Encontro apenas alguns recortes que estão em histórias de outros bairros, como exemplo, na de Vila Zelina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *