Curiosidades Sobre Os Bairros de São Paulo – #2

É sabido por todos que, cada bairro da cidade de São Paulo, tem suas tradições, símbolos e, obviamente, uma história própria. Para tanto, algumas vezes, esses símbolos vêm carregados de curiosidades e referências históricas a conquistas da região. Separamos, hoje, quatro bandeiras de bairros e suas respectivas explicações.  

Vale dizer que não existe uma regra da Prefeitura para a criação de bandeiras de bairros e, da mesma forma, não existe um registro que impeça que os moradores se organizem e criem um símbolo regional para suas regiões. A oficialização, como parte do processo, passa por uma menção no Diário Oficial da cidade de São Paulo.Confiram!

Bandeira do Ipiranga

A bandeira de um dos bairros mais tradicionais de São Paulo possui as cores preto, vermelho e branco, as cores da cidade. A pira, no centro, com sua chama verde e amarela, simboliza o local da independência do Brasil.

Ela foi hasteada, pela primeira vez, no Balneário do Ipiranga, no dia primeiro de setembro de 1984. Ela foi escolhida por meio de um concurso promovido pela Comissão de Festejos do Aniversário do Bairro e Clube dos Lojistas, em 1984.

Bandeira do Bairro do Ipiranga

Seu autor foi o contador aposentado Jayme Castro Delgado e ela foi a primeira bandeira de bairro da cidade de São Paulo.

Bandeira do Itaim Bibi 

Apesar de parecer uma arte simples, a bandeira ilustrativa ao Itaim tem uma grande representatividade. A faixa azul traz o orgulho de ter o Rio Pinheiros na região. Já a faixa branca representa as casas e prédios da região.

Bairro do Itaim Bibi

Por último, a faixa verde, faz alusão às áreas verdes do bairro. O autor da flâmula, infelizmente, é desconhecido.

Bandeira do Tatuapé 

A flâmula alusiva ao Tatuapé procura resgatar a história do bairro. O ano de 1668 faz alusão à fundação do bairro, a faca representa a exploração que os imigrantes fizeram na região e, por último, a enxada e a taça de vinho representam o cultivo de uva que era feito na região.

Bandeira do Tatuapé

A Flâmula é de autoria do estudante Cauê Domingos Silva.

Bandeira de São Miguel Paulista

A  flâmula de São Miguel Paulista traz, no centro, a Capela de São Miguel Arcanjo, símbolo do bairro.

Bandeira de São Miguel Paulista

A índia, por sua vez, faz referência aos primeiros povos da região e a figura do nordestino é uma homenagem ao trabalhadores que, com sua mão de obra, construíram grande parte da cidade de São Paulo.

Bandeira da Vila Mariana

A bandeira do bairro da Vila Mariana foi escolhida por meio de um concurso entre estudantes e moradores da região. Sua representação traz árvores, Metrô e o obelisco do parque Ibirapuera.

Bandeira da Vila Mariana

Bandeira da Vila Prudente

A bandeira que representa o bairro da Vila Prudente é datada do ano de 2007. Ela traz as cores amarela, branca, vermelha e verde, sempre lembrando as ligações entre o Brasil e Itália. Além disso, a flâmula traz o obelisco do bairro, um ponto tradicional da VP.

Bandeira do Bairro da Vila Prudente

Itaim Paulista

A Bandeira do Itaim Paulista possui, em seu desenhom referências à harmonia e aos operários que bravamente ergueram a região. O azul simboliza o sentimento harmônico e o vermelho faz referência aos trabalhadores.O índio guarani, por sua vez, lembra os primeiros povos que habitaram a região.

Bandeira do Itaim Paulista

Penha

Apesar de simples, é uma bandeira linda e com um bonito significado. Toda branca e com o símbolo da Nossa Senhora da Penha de França, a flâmula homenageia a santa que, por muitos paulistanos, é considerada a padroeira da cidade de São Paulo.

Bandeira da Penha

Jaçanã/Tremembé

A bandeira que representa dois tradicionais bairros de São Paulo é dividida em duas cores: o azul, que representa o Jaçanã e o Tremembé, que representa o verde. A faixa do meio e a locomotiva mostram a união dos dois bairros com a cidade e, também, relembram a tradicional música “Trem das Onze”, do eterno Adoniran Barbosa.

Bandeira do Jaçanã e do Tremembé

Bandeira de São Matheus

Além de representar a região, com as iniciais de “Cidade de São Mateus”, a bandeira contém oito listras azuis em homenagem ao Dia da Mulher e oito listras brancas em alusão à paz.

Bandeira de São Matheus

Bandeira da Mooca

Essa representação mooquense mostra um industrial, em representação às grandes fábricas que ali se instalaram durante a história do bairro, e um índio, que relembra os primeiros moradores da região. Além disso, a Mooca é um dos poucos bairros que possui um hino próprio.

Bandeira do Bairro da Mooca

Bandeira de Parelheiros

O registro mostra dois cavalos lado a lado com significados distintos. O verde mostra as áreas de proteção ambiental, enquanto o azul simboliza o potencial hídrico da região.

Bandeira de Parelheiros

Segundo um levantamento feito pela Folha, algum tempo atrás, dos 450 bairros da cidade de São Paulo, apenas 15 possuem suas bandeiras feitas e, alguns deles, nem história para a bandeira têm. Uma linda iniciativa, chamada Identidade São Paulo, promete acabar com esse problema. Idealizado pelo designer Pedro Campos, o projeto quer criar uma bandeira para cada bairro e o resultado disso todos já podem conferir no link: http://identidadesp.com.br/

2 thoughts on “Curiosidades Sobre Os Bairros de São Paulo – #2

  • 31 de agosto de 2017 em 20:33
    Permalink

    Boa noite.
    Preciso da bandeira do bairro do Limão SP ok.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *