Graças ao extremo sucesso que uma de nossas postagens no Facebook fez, decidimos preparar um especial para todos que possuem a curiosidade de ver como o Minhocão foi erguido. Tema de muitos debates e muitos projetos para o seu futuro, o elevado é uma importante via de ligação da cidade de São Paulo. Quer conhecer a história desse gigante? Vem com a gente!
Folder de Apresentação do Minhocão
Convite para a inauguração do Minhocão
Registro do começo da construção do elevado
Construção do Minhocão na década de 70
Construção do Minhocão na década de 70
Construção do Minhocão na década de 70
Construção do Minhocão na década de 70
Foto de 1970 com destaque para as ferragens usadas na construção do elevado
Mais uma da construção do Minhocão na década de 70
Achei fantástica a foto em que aparece o Monumento Duque de Caxias ao fundo, porém não consegui entender muito bem de que ponto ela foi tirada, já que hoje não é possível visualizá-lo de qualquer ponto do elevado. Sei que o tempo era outro e que portanto deveriam haver menos prédios no entorno e que a foto provavelmente foi tirada com uma tele objetiva, que faz com que elementos muitos distantes pareçam estar muito mais próximos comparado com o que vemos com os nossos olhos. Porém, mesmo assim fico confuso ao olhá-la. Se alguém puder me esclarecer essa questão, por favor, comente aqui. Obrigado.
A Foto Que Aparece o Monumento a Duque de Caxias Aparece Porque Os Caminhões Com As Ferragens Paravam Para a Entrega Próximo ao Percurso de Construção. Exemplos: Os Caminhões de Ferragens Nessa Foto, Parava na Praça Princesa Isabel Onde Tem Um Atual Terminal de Ônibus. Essas Ferragenas Era Pra Fundir As Colunas (Pilares). Já As Vigas (Travessas de Coluna Para Coluna), Eram Feitas na Rua Mário de Andrade na Barra Funda. Acompanhei Toda a Construção do Elevado Costa e Silva (Minhocão). Saudações
UAU!!!! Deve ter sido bom e rim. Um caos e um alívio…(risos) Acho que hoje não prestamos atenção a estas coisas que, em 50 anos (ou mais) serão consideradas “revolucionárias”.
Adorei as fotos. Não imaginava como tinha sido isso. Provavelmente um caos total para quem morava nos prédios ao redor.
A Foto Que Aparece o Monumento a Duque de Caxias Aparece Porque Os Caminhões Com As Ferragens Paravam Para a Entrega Próximo ao Percurso de Construção. Exemplos: Os Caminhões de Ferragens Nessa Foto, Parava na Praça Princesa Isabel Onde Tem Um Atual Terminal de Ônibus. Essas Ferragenas Era Pra Fundir As Colunas (Pilares). Já As Vigas (Travessas de Coluna Para Coluna), Eram Feitas na Rua Mário de Andrade na Barra Funda. Acompanhei Toda a Construção do Elevado Costa e Silva (Minhocão). Saudações
O minhocão teve seu papel. Era a versão urbana do “milagre” do governo militar e da pujança paulista. Isso ocorreu em uma época em que a recém inaugurada Brasília e o automóvel eram a síntese do progresso do país, ufanismo ajudado com a conquista da copa de 1970.
Hoje os tempos são outros. Hoje os temas são mobilidade urbana via transporte público, bicicletas, patinetes e Uber. O automóvel vem perdendo seu protagonismo nas grandes cidades. Sem falar que é o grande gerador de poluição do ar e o responsável pelo espraiamento da mancha urbana das metrópoles.
Excelente reflexão! Vou ainda mais longe… O poder público municipal tem que ter coragem e demolir essa obra horrorosa da Cidade. Priorizar o transporte público e valorizar os passeios públicos além de apostar em novas alternativas de mobilidade urbana são o caminho para uma convivência econômica, saudável e humana.
Infelizmente, na minha modesta opinião, acho que o “minhocão” tem que permanecer onde está. É uma importante ligação da cidade. Ainda é necessário. Acho que no futuro, antes de derrubar, deveriam fazer um estudo e colocar um metrô ou algum parecido para aproveitar está estrutura fantástica.
Adoro ver fotos de São. Paulo antigas…e confortante!!!
Achei fantástica a foto em que aparece o Monumento Duque de Caxias ao fundo, porém não consegui entender muito bem de que ponto ela foi tirada, já que hoje não é possível visualizá-lo de qualquer ponto do elevado. Sei que o tempo era outro e que portanto deveriam haver menos prédios no entorno e que a foto provavelmente foi tirada com uma tele objetiva, que faz com que elementos muitos distantes pareçam estar muito mais próximos comparado com o que vemos com os nossos olhos. Porém, mesmo assim fico confuso ao olhá-la. Se alguém puder me esclarecer essa questão, por favor, comente aqui. Obrigado.
Olá, acredito que a mesma deva ser tirada, onde hoje é o Term Princesa Isabel x rua Helvetia. Parece que tinha um patio da obra naquele local.
A Foto Que Aparece o Monumento a Duque de Caxias Aparece Porque Os Caminhões Com As Ferragens Paravam Para a Entrega Próximo ao Percurso de Construção. Exemplos: Os Caminhões de Ferragens Nessa Foto, Parava na Praça Princesa Isabel Onde Tem Um Atual Terminal de Ônibus. Essas Ferragenas Era Pra Fundir As Colunas (Pilares). Já As Vigas (Travessas de Coluna Para Coluna), Eram Feitas na Rua Mário de Andrade na Barra Funda. Acompanhei Toda a Construção do Elevado Costa e Silva (Minhocão). Saudações
UAU!!!! Deve ter sido bom e rim. Um caos e um alívio…(risos) Acho que hoje não prestamos atenção a estas coisas que, em 50 anos (ou mais) serão consideradas “revolucionárias”.
Adorei as fotos. Não imaginava como tinha sido isso. Provavelmente um caos total para quem morava nos prédios ao redor.
Muito bacana ver as imagens e os amigos comentando mais detalhes , fantástico !!! Parabéns pela iniciativa
Não seria o acesso da Av São João, antes da Albuquerque Lins?
Vocês tem as fontes dessas fotos?
A Foto Que Aparece o Monumento a Duque de Caxias Aparece Porque Os Caminhões Com As Ferragens Paravam Para a Entrega Próximo ao Percurso de Construção. Exemplos: Os Caminhões de Ferragens Nessa Foto, Parava na Praça Princesa Isabel Onde Tem Um Atual Terminal de Ônibus. Essas Ferragenas Era Pra Fundir As Colunas (Pilares). Já As Vigas (Travessas de Coluna Para Coluna), Eram Feitas na Rua Mário de Andrade na Barra Funda. Acompanhei Toda a Construção do Elevado Costa e Silva (Minhocão). Saudações
O minhocão teve seu papel. Era a versão urbana do “milagre” do governo militar e da pujança paulista. Isso ocorreu em uma época em que a recém inaugurada Brasília e o automóvel eram a síntese do progresso do país, ufanismo ajudado com a conquista da copa de 1970.
Hoje os tempos são outros. Hoje os temas são mobilidade urbana via transporte público, bicicletas, patinetes e Uber. O automóvel vem perdendo seu protagonismo nas grandes cidades. Sem falar que é o grande gerador de poluição do ar e o responsável pelo espraiamento da mancha urbana das metrópoles.
Adeus minhocão. Não deixará saudades
Excelente reflexão! Vou ainda mais longe… O poder público municipal tem que ter coragem e demolir essa obra horrorosa da Cidade. Priorizar o transporte público e valorizar os passeios públicos além de apostar em novas alternativas de mobilidade urbana são o caminho para uma convivência econômica, saudável e humana.
As fotos são muito legais…. Já o maldito minhocão….
A avenida era linda…
Vergonha mundial. O lugar ficou desumano de se viver.
O que era um exemplo de inovação….hoje eh um exemplo de degradação..
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Infelizmente, na minha modesta opinião, acho que o “minhocão” tem que permanecer onde está. É uma importante ligação da cidade. Ainda é necessário. Acho que no futuro, antes de derrubar, deveriam fazer um estudo e colocar um metrô ou algum parecido para aproveitar está estrutura fantástica.