Uma Imponente Parada de Trem – A Estação Júlio Prestes

Um dos mais importantes e imponentes pontos turísticos da cidade de São Paulo é a estação Júlio Prestes. Localizada na praça de mesmo nome, no Centro de São Paulo, ela faz parte da linha 8 diamante, administrada pela CPTM.

A estrutura da estação foi projetada pelos arquitetos Cristiano Stockler das Neves e Samuel das Neves no ano de 1925 e chegou a ser premiado no III° Congresso Panamericano de Arquitetos que aconteceu em 1927. Ela seria concluída treze anos depois com muita festa por parte da população paulistana, no dia 15 de outubro de 1938. Curiosamente, é sabido que, em 1930, com a conclusão da área das plataformas, o embarque passou a ser feito na estação ainda longe de ser acabada.

Seu nome é uma singela homenagem ao ex-presidente do Brasil e do Estado de São Paulo, Júlio Prestes de Albuquerque. Antigamente, na esquina das ruas Mauá e General Couto Magalhães, no bairro Campos Elísios, existia a Estação São Paulo, fundada em 1872 e aberta em 1875, que funcionava como a principal via transportadora de produtos da indústria cafeeira, oriunda do Oeste Paulista e do Norte do Paraná.

A Estação São Paulo fazia parte da Estrada de Ferro Sorocabana, que ligava São Paulo a Santos, Piracicaba e a Presidente Epitácio, na divisa com Mato Grosso do Sul. O fim da era de ouro do café, somado à degradação da região central de São Paulo e do transporte ferroviário no Brasil, levaram a Estação Júlio Prestes ao esquecimento e ao abandono.

Estação Júlio Prestes obras da estação anos 30.

Outra parte do edifício seguiu destinada ao transporte, sendo utilizada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o que ocorre ainda nos dias de hoje. Com 25 mil m², a atual construção foi inspirada nos terminais nova-iorquinos Grand Central e Pennsylvania, nos Estados Unidos.

Outra característica é a estrutura de concreto e a alvenaria de tijolos, no estilo Luís XVI, com forros trabalhados, colunas imponentes, detalhes nas esculturas na torre do relógio e nos arcos das amplas janelas da fachada, além do pé-direito alto, que confere a sensação de amplitude e luxo.

Uma de suas curiosidades é que a plataforma da estação foi construída com estrutura metálica oriunda  do hangar do Graf Zeppelim, um gigantesco dirigível alemão que sobrevoou São Paulo em 1936, transportando dezenas de passageiros.

Além disso, a estação abriga a sede da Secretaria de Cultura de São Paulo e, desde 1999, a Sala São Paulo, casa de concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Com 1.509 lugares e 1000 m² é considerada a maior da América Latina.

A Sala São Paulo possui forro móvel (motorizado) que permite à acústica do local uma adaptação aos mais diversos tipos de música dos grandes eventos que ela abriga.Do lado de fora, na Praça Júlio Prestes, é possível avistar a estátua em bronze Alfredo Maia, do escultor Amadeu Zani e a escultura abstrata, de cor vermelha, em aço, de Emanoel Araújo, de 2003.

Nas proximidades está a Estação Pinacoteca, um dos principais prédios de exposições artísticas da cidade, local da Biblioteca Walter Wey e do Memorial da Resistência, que possui registros da época do regime militar.