O serviço do expresso turístico da CPTM, que teve seu início em 2009, e que vai até as cidades de Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes, está com o calendário de passeios aberto para 2022. O serviço ficou parado por, praticamente, dois anos devido à pandemia do novo coronavírus. Vale o registro de que, em 2021, as atividades foram brevemente retomadas para atender às pessoas que já tinham comprado seus bilhetes antes da pandemia.

Portanto, desde 8 de janeiro deste ano, o serviço está com suas viagens abertas ao público. Dei uma olhada no calendário do site da CPTM e há vagas ainda para o mês de fevereiro. Segundo especialistas, esse tipo de iniciativa da empresa estimula o turismo nas cidades do entorno, além de criar a valorização da cultura ferroviária nas pessoas.

Importante frisar que as viagens entre as três cidades que citamos têm mais ou menos o mesmo tempo, 1h30, e não é permitido que as pessoas fiquem em pé durante o trajeto. Os ingressos são vendidos no saguão da estação da Luz, o pagamento precisa ser feito em dinheiro e usuários com mais de 60 anos pagam 50% do valor da passagem. É preciso apresentar o documento de identificação com foto na hora da compra e no embarque.

Como destaque final, os passageiros viajam em uma locomotiva Alco Rs-3, movida a diesel de 1952. Ela conduz dois carros de passageiros, que são feitos de aço inoxidável. Esses carros foram feitos pela Mafersa nos anos 60 e foram cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) para esse trajeto. São 172 poltronas, além de espaço para cadeiras de rodas. Todos com cinto de segurança.

Em Jundiaí, é possível visitar o Museu Ferroviário da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, trilhas na Serra do Japi e fazendas produtoras de frutas. Já em Mogi das Cruzes há um orquidário e o Parque Centenário da Imigração Japonesa. Por fim, em Paranapiacaba há a famosa vila ferroviária do século 19, trilhas no Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba e o Museu Castelo, que fala da história da vila.

Esses passeios não estão inclusos na passagem e ficam fora da estação. É bom consultar um guia e o mapa da região.

One Comment

  1. Muito bom esse tipo de turismo. Todo o sistema ferroviário, deveria ser fomentado a voltar, principalmente a linha São Paulo – Rio De Janeiro. É o meio de transporte mais glamoroso e lindo. No passado existia daqui ao Rio De Janeiro duas linhas: diurno – o Bandeirante, que saia da Estação Roselvet no Brás e o noturno – Vera Cruz ou Santa Cruz, que saia da Estação Da Luz.

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