A Primeira Fábrica da Ford em São Paulo – O Bom Retiro Como Sede Da Indústria Automotiva Nacional

Uma das regiões mais antigas e tradicionais de São Paulo é o chamado Bom Retiro. Tal bairro, famoso e historicamente importantíssimo para a cidade, guarda em seu interior um belo edifício que já foi uma fábrica da Ford.

O Bom Retiro, que sempre foi margeado pela linha de trem, sempre foi uma importante área para o desenvolvimento industrial da cidade de São Paulo. Mesmo com a grande debandada das empresas da região, ainda existem alguns conglomerados que continuam a realizar suas atividades pelo bairro.

Uma dessas empresas que mais marcou a região e que, infelizmente, não opera mais seus serviços belo Bom Retiro é a Ford, grande montadora de veículos. E a instalação dessa fábrica na cidade de São Paulo passa pela própria história do Brasil.

Até o meio da década de 1910, o Brasil e a América do sul possuíam seus veículos essencialmente importados da Europa. Contudo, graças a Primeira grande Guerra Mundial, a situação se complicou. Com a interrupção da importação de automóveis da Europa, a situação teve que ser adaptada.

A Argentina, primeira filial da América do Sul, contava em 1913 com uma sucursal da Ford e, dali, vinham os veículos Ford T para o território nacional. Tudo isso feito pelo empresário William T. Wright.

No ano seguinte, em 1914, a pequena sucursal da Ford Argentina acabou virando  uma filial industrial e, esse fato histórico, facilitou a abertura para que anos mais tarde houvesse uma filial da fábrica em São Paulo.

Em 1919,  a filial Argentina transferiu 25 mil dólares para o Brasil criar a Ford Motor Company em nosso território. E os primeiros passos dessa empresa foram dados na Rua Florêncio de Abreu, em um pequeno depósito de dois andares. Ali, iniciaram-se as montagens do Ford T e dos caminhões TT.

Na Rua Sólon eram feitos Ford T, Ford A e Mercury.

A empresa, com isso, tornou-se a primeira fabricante de automóveis a se estabelecer em território nacional. Em 1920, através do então presidente da república, Epitácio Pessoa, a Ford conseguiu a autorização formal para dar andamento ao processo de instalação de suas operações no Brasil.

Com isso, o pequeno depósito da Florêncio de Abreu foi deixado de lado e o novo endereço seria o antigo ringue de patinação que havia na Praça da República. Na época, a demanda dos brasileiros pelos modelos da Ford eram gigantes  e a empresa acabou vendo a necessidade de criar sua primeira grande fábrica no Brasil.

Para dar andamento a esse empreendimento, foi contratado o engenheiro americano B.R. Brown, o mesmo que havia projetado a fábrica da Ford em Highland Park, nos EUA. Em 1921, após intensos esforços, era inaugurada a primeira fábrica brasileira da Ford Motor Company em São Paulo, mais especificamente, na Rua Solon, no Bom Retiro.

Com essa nova “casa”, a empresa poderia expandir suas operações e iniciar um processo de prosperidade nos negócios em território nacional. Durante a década de 20, por exemplo, a predominância dos modelos Ford nas ruas de São Paulo e do Brasil era gritante.

ábrica da Rua Sólon, no Bom Retiro, recebia visitantes para acompanhar a linha de montagem do Ford T.

No ano de 1923 a produção da fábrica da Rua Solon, com um time de 124 funcionários, atingia 4700 automóveis e 360 tratores por ano, um número bastante expressivo para a época. Em 1927, visando uma nova ampliação, a Ford adquiriu um terreno na Vila Prudente para construir uma nova fábrica, que seria inaugurada em 53.

A partir deste momento a unidade do Bom Retiro começa a ter suas atividades reduzidas gradativamente até ser totalmente desativada. Infelizmente, um prédio de tanta história e importância para a indústria automotiva do país encontra-se desabrigado e entregue ao próprio destino.