A Origem Francesa Do Sacomã e Sua Relação Com A Luz

O bairro do Sacomã possui sua história ligada, diretamente, ao empreendedorismo de três irmãos franceses que aqui chegaram em 1886, praticamente no fim do império brasileiro. Os três empresários: Antoine, Henry e Ernest Saccoman vieram de Marselha para o país em busca de novas oportunidades e, graças à expertise de sua família em trabalhos com argila, perceberam uma possibilidade de negócio na cidade. Assim, os três franceses se tornaram os empresários pioneiros em oferecer e fornecer produtos de argila para a população.

Logo ao começar as atividades na cidade, a fábrica dos Saccoman ganhou destaque e, rapidamente, conquistou a preferência dos consumidores se tornando uma referência no setor cerâmico paulista. Vale dizer que a indústria foi fundada em 1893 e a primeira sede foi na região da Água Branca, como uma pequena oficina de telhas de terracota, uma das grandes especialidades da família.

Com o crescimento da demanda e em busca da matéria-prima ideal, os Saccoman acabaram se mudando para Osasco e, posteriormente, para a região de Moinhos, próximo ao Ipiranga, atual Sacomã, onde encontraram a argila apropriada. Quando conseguiram juntar algum dinheiro e conseguiram comprar mais terrenos e constituíram o Estabelecimento Cerâmico Saccoman-Frères.

Foi a indústria dos irmãos Saccoman que desenvolveram as telhas que conhecemos, hoje, como francesas. Elas tomaram o lugar das chamadas “coloniais”, que eram feitas e moldadas artesanalmente nas pernas dos escravos. Os produtos dos irmãos franceses atingiram tal nível de qualidade que, seus tijolos e telhas, foram os escolhidos pelo poder público para compor a linda obra da Estação da Luz no ano de 1901.

Telha feita pelos irmãos Saccoman

Cerca de 20 anos depois, entretanto, Antoine Saccoman veio a falecer e a família vendeu a fábrica e voltou para a França. A indústria passou a ser dirigida, então, por Américo Paschoalino Samarone, antigo funcionário que cresceu dentro da própria cerâmica.

O Bairro do Sacomã

O grande bairro do Sacomã (forma aportuguesada do nome dos empresários franceses) era um lugar bastante “distante” e deserto. Para se ter uma ideia de como era descampado, não era impossível ver o Museu do Ipiranga das terras do Sacomã. Nesse pedaço de terra, aliás, existiam também alguns outros empreendimentos, como os Irmãos Falchi e a Cerâmica Vila Prudente. No mais, a região era habitada por pequenos criadores de gado.

No ano de 1909, quando a linha Fábrica, do bonde elétrico chegou ao bairro, pela rua Silva Bueno, o transporte de operários começou a ser maior. Vale dizer que quase nada dos Saccoman resistiu ao tempo.

Carteira de trabalho com o carimbo das indústrias Saccoman

O poço de onde tiravam argila se tornou uma grande lagoa, a área ocupada pela fábrica foi modificada para a construção da Anchieta e, também, deu lugar à construção da favela Heliópolis.  O bairro, historicamente, possui uma tradição proletária e recebeu, em grande número, imigrantes espanhóis e italianos no século XX.

Também serviu como moradia para trabalhadores de indústrias do Ipiranga, da Mooca e do ABC Paulista. Atualmente, o bairro conta com linhas de metrô e um terminal de ônibus que recebe linhas da Zona Sul da cidade e do ABC.  É junto a esse terminal, também, que se inicia a primeira linha do Expresso Tiradentes.

Referências:  http://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2012/09/1150460-almanaque-da-zona-sul-de-sp.shtml?mobile

Revista do Historiador – Nº 145 – Mar/Abr de 2009