A Influência Francesa na Educação de SP: O Liceu Pasteur

A trajetória de um dos mais tradicionais colégios da Vila Mariana, o Liceu Pasteur, começa no ano de 1908, quando uma missão cultural francesa, chefiada por George Dumas e C. Richet, chegou ao país visando travar relacionamento com os intelectuais brasileiros e com a intenção de gerar um intercâmbio de ideias e conhecimentos.

O embrião do Liceu foi a “União Escolar Franco Paulista” entidade filiada ao Groupement Des Universités et Grandes Écoles de France Pour les Rélations avec l’Amérique Latine, dando continuidade aos objetivos franceses de “contribuir à cultura geral e à formação de quadros dirigentes”. A fundação oficial da instituição aconteceu no dia 17 de maio de 1923, quando começou a funcionar oficialmente o Lyceu Franco-Brasileiro “S. Paulo”.

No ano de 1924 o recém-fundado colégio começou a funcionar precariamente em salas pertencentes ao Liceu de Artes e Ofícios até que, dois anos depois, se mudou para a Rua Mairinque, sede até hoje de sua instituição de ensino.

A linda construção que fica próxima ao Metrô Santa Cruz era um terreno de propriedade de Ramos de Azevedo que, inclusive, foi o responsável pela construção e elaboração do projeto arquitetônico da obra.

Registro da construção do Liceu Pasteur. Imagem sem data.

No pátio colégio existe o chamado “pátio de honra”, onde há um baixo relevo em bronze de Dumas e Ramos de Azevedo com uma referência a colaboração franco-brasileira que, de acordo com o histórico oficial do colégio: “a par de simbolizar o reconhecimento aos inspiradores e realizadores, interpreta a perenidade dos objetivos”.

Baixo relevo homenageando Dumas e Ramos de Azevedo

Segundo relatos, em 1957 não haviam muros ao redor do colégio, existindo apenas pinheiros, ciprestes e vários outros tipos de árvores. A escola também passou por uma “tragédia” quando, na década de 50 houve um incêndio que destruiu um teatro que estava em fase de construção. A famosa cantora Rita Lee “assume” a autoria do incêndio desse teatro de madeira.

Vista aérea do Liceu na década de 50.

O resultado desse incêndio foi ruim para as finanças da escola que, somente em 1958, conseguiu quitar todas as suas dívidas com os credores.  Com o passar do tempo a escola foi se configurando como uma das mais tradicionais da cidade e, muito disso se deve ao diferencial de ter o francês em seu currículo escolar.

Os alunos que possuem a oportunidade de frequentar essa instituição de ensino possuem uma vasta gama de atividades ao seu dispor: desde a culinária francesa à prática esportiva de futebol de campo e tênis.

Referências: http://oglobo.globo.com/cultura/rita-lee-comemora-terceira-idade-com-caixa-de-dvds-com-muitas-confissoes-da-vida-da-carreira-4189470

https://drive.google.com/file/d/0B6iD9M7ZapwLUnllN0tnSE83ZUU/view