A obra de arte do Metrô: quando o tatuzão passou sob o Centro Histórico

O ato de passar pelas catracas da Linha 1- Azul do Metrô, descer as escadas rolantes e pegar sentido Tucuruvi é um ato diário comum a milhares (talvez milhões) de moradores de São Paulo. Ouvir a voz alertando sobre cada estação, passando pelo Centro Histórico e descer em nosso destino também é automático.

A dificuldade em fazer com que uma linha tão robusta e tão demandada passasse pelo Centro Histórico de São Paulo sem “grandes” perdas (já falamos do Mendes Caldeira e do Santa Helena por aqui) foi um marco da engenharia nacional e um case para a engenharia internacional. Mérito para os profissionais do Metrô que tiveram a coragem de importar e usar o que conhecemos como tatuzão, mas que o tem o nome técnico de “shield”

No dia 17 de outubro de 1972, há mais ou menos 49 anos, o Metrô de São Paulo colocou em funcionamento o primeiro equipamento desse tipo. A meta era a de construir 2.620 metros de túneis que serviriam de passagem para os trens do Metrô.

Segundo informações da própria empresa, o poço de serviço Prestes Maia, nas proximidades número 400 desta avenida, foi o ponto de partida das quatro máquinas shields, duas Calweld, de fabricação americana e duas Bade, de fabricação alemã, que partiram em datas alternadas, para as escavações dos túneis de passagens de trens sob o Centro Histórico e financeiro da cidade. 

As máquinas americanas escavaram sob a avenida Prestes Maia em direção à estação Luz, onde foram arrastadas para prosseguir as escavações até o poço da avenida Tiradentes, ao lado da Pinacoteca. 

· O primeiro túnel desse trecho foi concluído em 22/11/1973 

· O segundo túnel, em 15/02/1974 

As máquinas alemãs saíram do Poço Prestes Maia em direção à estação São Bento, onde foram arrastadas para as escavações sob o leito da rua Boa Vista, em direção a estação Sé. 

– O primeiro túnel desse trecho até o poço Largo Sete de Setembro, foi concluído em 29/07/1974. A finalização deste trecho interligou fisicamente, os túneis de vias da Linha 1-Azul, na época, denominada Norte Sul. 

– O segundo túnel, até o Largo Sete de Setembro, na praça João Mendes, em 27/10/1974. O último trecho deste túnel, da estação Sé ao Largo Sete de Setembro foi feito por uma máquina americana Calweld, que escavou o túnel no sentido do poço Tiradentes. 

A escavação dos túneis, em condições inéditas, foi uma tarefa desafiadora, que requereu cuidadoso planejamento e ações para cada avanço da máquina.  Em alguns pontos, foram necessários o uso de injeções químicas para garantir a estabilidade do solo além de reforços na fundação de alguns prédios para garantir o avanço seguro das escavações com as máquinas.

Quem lembra dessa época de obras do Metrô pela cidade? Abaixo, fotos do shield em São Paulo.

Shield sob o Centro Histórico de SP
Trecho entre as estações Sé e São Bento aberto pelo tatuzão
Montagem do tatuzão
Trecho entre as estações Sé e São Bento aberto pelo tatuzão