O “Zé da Farmácia” – Uma Pequena Lembrança do Vereador José Diniz

Uma das vias mais famosas da zona sul de São Paulo, a Avenida José Diniz, possui uma história de preocupação e de amor ao próximo praticamente única na cidade. Apesar de não existirem muitos registros, tudo remete ao famoso “Zé da Farmácia”, ou, oficialmente, José de Oliveira Almeida Diniz.

Contam os registros que ele possuía sua farmácia próxima à Rua Adolfo Pinheiro e que era extremamente querido e respeitado pela população do então município de Santo Amaro. Ele acabaria sendo vereador em 1948, ficando até o ano de 1951 na vereança. Ele seria o responsável por diversos cargos públicos, como a secretaria municipal de higiene e, novamente, vereador em 1972.

Sua maior característica era a bondade com que tratava a população. Dono de uma bondade única, Diniz não hesitava e não negava nenhum tipo de ajuda, principalmente remédios, a quem precisasse. Ele foi um contemporâneo de Roque Petroni Júnior, também farmacêutico, e grande figura da época.

Os dois, acrescidos de Roque Petrella, tinham o hábito de ir de casa em casa, principalmente de seus clientes, saber da saúde das pessoas daquela casa e oferecer ajuda, caso fosse necessário. O famoso “Zé da Farmácia” acabaria falecendo na tarde de 5 de Janeiro de 1973, de infarto em sua farmácia.