O Patrono da Zona Leste – A História do Vereador Abel Ferreira

Uma das vias mais importantes da zona leste, a Abel Ferreira, homenageia uma grande personalidade pública que atuou de maneira ativa nas regiões da Água Rasa, Vila Regente, Alto da Mooca, Sapopemba e Vila Diva.

Nascido no dia 5 de abril de 1906 em Portugal, em uma vila do distrito de Viseu, Ferreira chegou ao Porto de Santos em 1913, junto com toda sua família, indo morar na região da Sapopemba logo depois. Desde muito cedo o menino já ajudava seu pai na plantação e comercialização de verduras, se destacando por sua habilidade em negociações.

Graças a esse dom, desde muito jovem já teve seu próprio comércio que começou como um pequeno bar se tornando, posteriormente, a principal padaria do bairro conhecida como Padaria Rainha.

No dia 21 de gosto de 1927 ele acabou se casando com Augusta Bernardes, filha de Manuel Bernardo, famoso comerciante da região da Água Rasa e conhecido como “Sr. Arroz”, graças ao seu comércio magno, a “Casa Arros”. Após seu casamento Ferreira se mudou com a família para a Água Rasa, começando uma nova fase como dono de um restaurante na Avenida Álvaro Ramos.

vereador-abel-ferreira

Sua vida pública se iniciou no dia 8 de maio de 1937 quando foi nomeado Sub-Delegado da Delegacia de Polícia do Bairro do Belém, permanecendo no cargo até o ano de 1949, quando já atuava no mesmo segmento, mas no bairro da Água Rasa. A partir de 1943, de maneira simultânea, exerceu a profissão de despachante junto ao DST, atual Detran.

No ano de 1949 ele decidiu começar sua militância política. Filiou-se ao PSP, partido de Adhemar de Barros e passou a dedicar a vida a ajudar a quem o procurasse, não importando qual a situação. Sua atitude com a população foi sempre de muita solicitude e dedicação tanto que, seu carro particular, servia de transporte para doentes que precisavam ir a hospitais e de gestantes que precisavam chegar às maternidades.

Sua atividade política começou, de fato, em 1954, quando ocupou o cargo de vereador até o final da legislatura, em 1955. Abel Ferreira foi um político muito ativo, sempre lutando por melhorias nas regiões da Água Rasa, Vila Diva, Sapopemba e São Mateus e, inclusive, é dele o projeto que transformou a Estrada do Sapopemba em Avenida, resultando em várias melhorias asfálticas, alargamento, canalização de riachos e de iluminação pública.

abel-ferreira

Ferreira atuou na esfera política até o final dos anos 70 quando se retirou das atividades partidárias. Ele viria a falecer no dia 12 de julho de 1986 e, o reconhecimento por sua obra, veio quando o então Prefeito Jânio Quadros, através do Decreto 23.358, de 29 de janeiro de 1987, oficializou o nome de “Avenida Abel Ferreira”, via que começa na Salim Farah Maluf e segue até a Avenida Renata, já na Vila Formosa.

Referências: http://www.dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br/

http://www.boleirosdaaguarasa.com/abelpolitico/album/abelpolitico.html

Um comentário em “O Patrono da Zona Leste – A História do Vereador Abel Ferreira

  • 6 de novembro de 2018 em 15:25
    Permalink

    A única observação é: O Nome da Avenida que leva seu nome é AVENIDA VEREADOR ABEL FERREIRA. Meu tio merece. Parabéns amigos. Vie do Site dos Boleiros da Água Rasa.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *