O Bairro Do Engenheiro: A História de Artur Alvim

A região de Artur Alvim, na Zona Leste de São Paulo, carrega uma curiosa história de desenvolvimento diretamente ligada à malha ferroviária da cidade. Para começar a entender um pouco mais de sua origem, comecemos pelo nome.

Artur Alvim foi um engenheiro ferroviário e importante funcionário da ferrovia Central do Brasil. O profissional chegou a ser chefe da Seção de Engenharia  na Administração de Herculano Velloso Ferreira Pena. No ano de 1921 idealizou e projetou a construção do chamado Ramal de São Paulo da Estrada de Ferro Central do Brasil que, obviamente, cortava o bairro e contribuiu para a construção da primeira escola municipal da região. Essa estação foi inaugurada no mesmo ano, em 19 de agosto.

As únicas casas da vila em 1943. A imagem foi feita da plataforma da estação, que ainda não possuia prédio.

Um pouco antes dessa intervenção, mais especificamente em 1900, a região era um conglomerado de grandes chácaras em um local conhecido como Santa Teresa. Com a chegada do ramal projetado por Alvim, a história dessas terras mudou por algum tempo, enquanto a ferrovia ficou ativa.

Graças à ferrovia, vários bairros surgiram em seu entorno, como a Vila Santa Teresa e a Vial Campanela. Com o passar dos anos e a praticamente extinção do modal ferroviário no bairro, em 1957, quando a estação passou à administração da Rede Ferroviária Federal, a região ficou no esquecimento até que o Metrô chegou em 1987 e mudou totalmente o perfil do bairro.

Passagem de nível ao lado da antiga estação em 1978.

Como homenagem ao antigo engenheiro, a estação de metrô que atende ao bairro recebeu o nome de Artur Alvim. Outros dois aparelhos ainda homenageiam o antigo patriarca da estação: o Parque Artur Alvim e o Jardim Artur Alvim.