Centro Cultural Correios de São Paulo Recebe Mostra De Cartões Postais

No próximo dia 11 de abril, às 11 horas, o Centro Cultural Correios vai inaugurar uma grande mostra chamada “Werner Haberkorn e a Fotolabor”, trazendo à público fotografias, cartões postais e papelaria histórica da antiga agência fotográfica Fotolabor, que pertencia ao engenheiro alemão Werner Haberkorn.

Tal empresa fez parte da história da cidade de São Paulo ao funcionar no centro entre os anos de 1950 e 1990, produzindo grandes cartões postais que fizeram parte da coleção de milhares de paulistanos.

Werner Haberkorn
Werner Haberkorn

A curadoria é de responsabilidade de  Bruna Callegari e Rafael Buosi, editores do livro “Fotolabor: a fotografia de Werner Haberkorn”, lançado no ano passado. Segundo os dois, a exposição demonstra, principalmente, a verticalização e automobilização de São Paulo. A mostra também dá destaque à empresa que foi pioneira no segmento em São Paulo:

– Werner Haberkorn faz parte de um conjunto de profissionais que chegaram ao Brasil na década de 1930. Muitos deles, fugindo da II Guerra Mundial guerra, instalaram-se no Brasil e abriram seus negócios. Não foi propriamente a fotografia o ponta pé inicial da sua empresa, mas a fotocópia. Somente ele e outro estabelecimento localizado na Rua da Quitanda possuíam a tal máquina em toda a cidade de São Paulo. Rapidamente seu negócio se mostrou promissor num mercado fotográfico ainda incipiente – contam.

A Fotolabor se tornou famosa na década de 1950 como uma das maiores produtoras de cartões postais fotográficos em São Paulo, deixando um acervo de mais de 1.200 imagens que revelam a intensa remodelação urbana e cultural pela qual passava a cidade no período.

Jornaleiros da Avenida São João nos anos 1950 (Crédito Fotolabor e Werner Haberkorn)
Jornaleiros da Avenida São João nos anos 1950 (Crédito Fotolabor e Werner Haberkorn)

O fotógrafo dedicou-se a documentar essas transformações, pois eram o conteúdo de seus cartões-postais, tendo assim registrado o surgimento dos principais edifícios no entorno dos viadutos Santa Ifigênia e do Chá: Edifício Altino Arantes (1947), CBI-Esplanada (1951), Edifício do Banco do Brasil (1954), Edifício Conde Prates (1955).

Vista aérea da construção do Parque Ibirapuera no início dos anos 1950. (Por Fotolabor)
Vista aérea da construção do Parque Ibirapuera no início dos anos 1950. (Por Fotolabor)

A empresa funcionou no centro da cidade, na Avenida São João, por cinco décadas, entre 1940 e 1990, quando encerrou as suas atividades. Werner Haberkorn faleceu em 1997, aos 90 anos, deixando uma série de imagens em diversos formatos: fotografias aéreas, vistas panorâmicas, stills publicitários, álbuns e montagens, além dos famosos cartões postais da Fotolabor, alguns raros, coloridos à mão.

O conjunto foi incorporado pelo Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga) e consta como a Coleção Werner Haberkorn. A exposição, que tem o apoio do Museu, traz alguns itens raros e originais da Coleção, como montagens fotográficas, catálogos, cartões de visitas e de boas-festas, notas fiscais e pedidos originais da empresa.

Na abertura da mostra, no dia 11 de abril , às 11 horas, o Centro Cultural dos Correios promove um encontro com Solange Ferraz de Lima, vice-diretora do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga), o pesquisador em fotografia Ricardo Mendes e Ernesto Haberkorn, filho do fotógrafo. Conversam sobre o legado da Fotolabor e a atuação de Werner Haberkorn no mercado e na cena da fotografia paulistana.

Exposição: “Werner Haberkorn e a Fotolabor”
Abertura: 11 de abril, sábado, às 11h
Debate com os convidados Solange Ferraz de Lima, Ricardo Mendes e Ernesto Haberkorn
Período expositivo: de 11 de abril a 07 de junho de 2015

Centro Cultural Correios São Paulo
Avenida São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, São Paulo-SP, CEP: 01031-970
Telefone: (11) 3227 9461
Funcionamento: terça a domingo, das 11 às 17h
Entrada franca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *