Após 120 anos, Casa Del Vecchio fecha em São Paulo

Recentemente, na metade de 2022, a cidade e comunidade musical brasileira perderam um membro importante de sua história: a Casa Del Vecchio. Após 120 anos de trabalho intenso e dedicado à fabricação de instrumentos de corda, a loja não resistiu à crise e fechou suas portas.

A história dessa casa, que ensinou dezenas de brasileiros a tocar violão, começa com Ângelo Del Vecchio, italiano nascido em Riposto, na Sicília. Em 1900, como presente de lua de mel, Ângelo ganhou uma viagem ao Brasil onde sua esposa Carmela tinha dois irmãos. Os italianos chegaram por aqui e adoraram São Paulo, o que fez com que decidissem ficar.

O casal Del Vecchio

Ângelo, que já era um luthier reconhecido em seu país, decidiu exercer a mesma função por aqui e abriu uma loja em 1902 no Largo Riachuelo. A Del Vecchio ficou por lá durante 18 anos, quando mudou para a Rua Aurora, onde aumentou significativamente a produção. Angelo Del Vecchio foi inventor de uma série de modelos de violões que foram patenteados, dentre os quais se destaca o “Violão Dinâmico” que é fabricado até hoje.

Em 1948 a empresa passou a ser dirigida por seus filhos e a denominar-se, então, “Irmãos Del Vecchio”. Francisco Del Vecchio cuidava da parte administrativa, e Salvador Del Vecchio da parte técnica de fabricação. Salvador foi responsável pela criação de novos sistemas e estruturas, tais como os chamados “Timbre Vox”, “Super Vox” e “Nylon Vox”.

O balcão da loja nos anos 50

Em 1968, com a inclusão do neto Angelo Sergio Del Vecchio, a firma passou a chamar-se Casa Del Vecchio. Anos depois, já na década de 80, Angelo assumiu, de fato, a gestão e decidiu ampliar ainda mais a marca e o negócio. A empresa se consolidou como uma das mais importantes no ramo de fabricação e distribuição de instrumentos de corda no país.

Sendo assim, a empresa passou a funcionar em outro endereço, quando uma nova fábrica foi instalada no bairro da Lapa, próximo à ponte do Piqueri.

No ano 2000, a Casa Del Vecchio comemorou 100 anos de existência, como um marco histórico na indústria da cidade. Foi nessa época que a empresa lançou o slogan “Por que um século de som não pode passar em silêncio”.


No final de abril de 2022 a casa fechou suas portas.

Em uma postagem no Instagram, os responsáveis disseram que: “Nesse mês a Casa Del Vecchio, fundada em 1902, completa 120 anos. Porém, infelizmente, esses são os últimos dias da loja. No final do mês de Abril estaremos encerrando nossas atividades e por conta disso, todos instrumentos estarão com 30% de Desconto! Estaremos atendendo presencialmente, via Instagram e pelo próprio WhatsApp – (11) 95983-0049. Estamos a disposição para ajudar e sanar quaisquer dúvidas!!”

Ângelo Del Vecchio na terceira geração de músicos da família
Piso que fica em frente à fechada Casa Del Vecchio